Quem tem vontade de aprender a programar, mas não sabe por onde começar, agora conta com um aliado poderoso. O Mentored.dev aposta na gamificação para guiar os primeiros passos dos futuros devs.

O professor virtual parte do bê-a-bá, explicando que os códigos são a forma como o usuário se comunica e envia ordens para a máquina. A seguir, ensina a abrir uma caixa de comando e realizar tarefas simples como trocar de diretório, criar uma pasta e um arquivo dentro dela.

Isso é o que já pode ser testado no MVP lançado pelo desenvolvedor conhecido como JavaScript Joe. Em seu site, ele explica que a ideia é conduzir o aprendizado a partir desses passos mais básicos até estar pronto para o trabalho, usando lições interativas em forma de conversa, questionários e pequenas tarefas. Foram quatro meses para chegar ao primeiro estágio do projeto – mas, agora que está no ar, as próximas lições não demoram pra chegar.

Iniciativas como o Mentored.dev democratizam o aprendizado, dando oportunidade a pessoas que muitas vezes não teriam acesso ao conhecimento. Grandes talentos podem surgir por meio de projetos como esse.

É a oportunidade para que muitas pessoas descubram se levam jeito ou se têm interesse em desenvolvimento web 🙂

No Brasil, uma excelente alternativa de cursos on-line é a Alura, parceira da BrazilJS desde o início. Acreditamos que a melhor forma de começar a trabalhar com tecnologia é aprender justamente por meios tecnológicos, ou seja, estudando de forma on-line em uma plataforma disponível em diferentes dispositivos e que pode ser acessado de qualquer lugar.