De que forma a tecnologia impacta o cotidiano da sociedade? Sabemos que, como tudo na vida, ela pode ter um reflexo positivo e também seu lado ruim. Iniciativas como o Hackfest RS são importantes para aplicar o conhecimento em prol do bem comum. Bonito, né? Neste caso eles estimulam o combate à corrupção, um dos maiores problemas do Brasil. 

O desafio é criar mecanismos que deem maior transparência e eficiência ao setor público. Os participantes têm um fim de semana para criar os projetos dentro de uma das trilhas de desafios: sistemas, aplicativos e algoritmos ou análise e visualização de dados. As equipes terão cinco ou seis integrantes cada, mas para se inscrever não precisa ter um time completo. Os participantes individuais serão encaixados na equipe que melhor corresponder às suas habilidades e pretensões. 

A iniciativa é do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e outras entidades. O grupo está selecionando dados relevantes que serão disponibilizados para que as equipes criem soluções. São órgãos públicos como os Tribunais de Contas do Estado e da União, Controladoria-Geral da União, Governo do Rio Grande do Sul e Prefeitura de Porto Alegre. Entre os dados aparecem contratos, licitações, orçamentos, entre outros.

O Hackfest RS ocorre nos dias 8, 9 e 10 de novembro, na Fábrica do Futuro. Na sexta-feira haverá orientação aos times participantes e a abertura oficial do evento. No sábado, além das atividades de desenvolvimento, estão previstas palestras com temas de interesse dos organizadores. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir do dia 7 de outubro, mas no site já é possível fazer uma pré-inscrição.

Essas ações são legais por si só – e também porque vão exatamente ao encontro do que acreditamos. A comunidade tem um papel super importante porque dispõe de ferramentas muito valiosas para a sociedade, basta aplicar da melhor forma. Vamos falar mais sobre isso. Comente nas nossas redes sociais, compartilhe iniciativas parecidas para que todos possamos participar e contribuir 😀

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.