A liberdade para cuidar das informações pessoais na internet está prestes a dar um salto. Esse é o objetivo do Data Transfer Project (DTP), que quer facilitar o acesso aos dados pelo próprio usuário e também a movimentação desses dados entre diferentes servidores. E se depender de grandes players para isso, pode começar a comemorar: Google, Apple, Microsoft, Facebook e Twitter são alguns dos participantes.

Segundo a iniciativa, o fato de hoje ser possível baixar os próprios dados da maioria dos serviços é apenas a metade do percurso, pois os usuários deve ter pleno controle sobre seus dados na web e parte disso é movimentá-los livremente. 

Como hoje ainda é difícil que diferentes serviços conversem entre si, o Data Transfer Project surge para propor alternativas neste sentido. A ideia é criar modelos de dados que organizem as informações de forma que elas possam interagir com diferentes APIs. Além dos data models, existem os adaptadores de dados e os de autenticação. 

Os adaptadores de dados traduzem as informações do DTP para a API do serviço e vice-versa. Já os adaptadores de autenticação servem para dar mais segurança, fazendo com que o usuário autentique sua conta antes de transferir seus dados de um a outro servidor.

Por fim há o gerenciador de tarefas, que cuida de execuções em segundo plano – como armazenamento seguro de dados, limite de rate e notificações individuais. 

O DTP também está ligado ao Solid, projeto de Tim Berners-Lee desenvolvido no Massachusetts Institute of Technology que quer simplesmente mudar a maneira como a web funciona atualmente. Ele funciona sobre pilares parecidos com os do DTP: propriedade verdadeira dos dados, modular design e reutilização de dados já existentes. “Estamos muito animados com o progresso do projeto desde que foi anunciado, no ano passado. Esperamos lançar os primeiros recursos para o usuário nos próximos meses”, afirmou o líder do Google dentro do DTP, Jessie Chavez, em entrevista ao The Verge.

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.