O On The Road nasceu para, como o nome sugere, botar o pé na estrada e levar conhecimento com a reconhecida curadoria da BrazilJS a outros recantos do Brasil (e, em breve, também fora dele). No dia 26 de outubro foi a vez de São Carlos (SP) entrar para o nosso mapa. A cidade recebeu o evento pela primeira vez – e já foi sucesso. O encontro ocorreu no ONOVOLAB, maior campus independente de inovação do país. 

Foram 150 participantes, que puderam conferir diversas palestras ao longo do dia. Pela manhã apareceram temas como acessibilidade na web, com Tiago Romero Garcia, e SOLID, com Fabi Rodrigues. Ela é integrante do perifaCode e gostou muito do encontro. “A representatividade que eu pude proporcionar e que vi nas pessoas, nessa edição do On The Road, foi sensacional. O evento foi muito esclarecedor, fiz vários contatos e amizades que espero levar daqui para a frente”, animou-se.

À tarde o ciclo de palestras continuou para tratar, entre outras coisas, de David Bowie (!) com o Rafael Specht da Silva, que falou sobre APIs de áudio, como Canvas. Com uma guitarra, ele demonstrou como a reprodução gráfica dos sons pode se refletir em filtros de imagem de acordo com os efeitos aplicados.

Quem também marcou presença foi a Raquel Pereira, que falou sobre o framework Svelte, lançado em 2016 mas que agora começa a ganhar popularidade. “Depois de correções nas duas primeiras versões, a versão 3 deu esse hype”, explicou. Sobre o evento, se disse muito feliz por ter sido convidada a palestrar. “Surtei quando recebi o convite, meu chefe está rindo até agora. A equipe me deu todo apoio para vir. Vi que as pessoas tiveram brilho nos olhos então para mim já valeu muito a pena”, observou.

A UX designer Cintia Romero mora na Califórnia (EUA) e participou pela primeira vez. Ela gostou de ver a comunidade envolvida com as palestras e debates, além de ter contato com o que está em alta aqui no Brasil. “Foi super bacana ver as tecnologias que a galera está trabalhando”, contou.

O ONOVOLAB é um centro de inovação e já reuniu mais de 500 empresas e 40 startups residentes. Recentemente, firmou parceria com o projeto Educafro – que luta pela inclusão de negros ou pobres nas universidades públicas ou em instituições privadas com bolsa de estudos.

Por meio da parceria, 12 jovens do Educafro vão se mudar para São Carlos para uma qualificação em programação por quatro meses. Depois, eles receberão apoio para ingressar em alguma startup ou empresa de tecnologia do ecossistema. Detalhes da iniciativa podem ser conferidos na página do Facebook do ONOVOLAB.  

Presidente do Educafro, o frei David Raimundo dos Santos participou do BrazilJS On The Road em São Carlos e garantiu que não a tecnologia não pode avançar deixando para trás a comunidade negra. “Queremos participar e transformar o mundo com a tecnologia, também com a participação da comunidade negra”, destacou.

A cidade de São Carlos abriga diversos centros universitários, dois deles reconhecidos mundialmente por sua excelência e por fazerem parte do sistema público de ensino: USP e UFSCar. A educação pública e gratuita da cidade conta ainda com o Instituto Federal de São Paulo e a FATEC.

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.