Muito obrigado por estarem mais uma vez aqui presenciando o que é maior conferência JavaScript do planeta! 

Vocês tem noção disso? Uma linguagem de programação que até pouco tempo atrás era tratada como brinquedo, hoje é a linguagem mais popular do mundo. O JavaScript é onipresente e a BrazilJS Conf é o maior evento dessa linguagem – e ele acontece aqui no Brasil, aqui em Porto Alegre. Que negócio inimaginável, esse!

Bom, esta é a 9ª edição. Já são nove anos consecutivos fazendo isso. E estamos prontos para a 10ª, 15ª e para a 20ª.

Nestes 9 anos muito coisa mudou. Vivemos em tempos assustadores. Estamos em um presente distópico. Acho que ficamos muito tempo na Netflix e agora parece que estamos no mundo invertido. 

Voltamos a ter negadores. Negadores da ciência, negadores da cultura, negadores de coisas básicas como o mínimo do direito do ser humano.

“Ah, lá vem o Jaydson falar de assuntos não técnicos em evento de tecnologia”.

Sim.

A BrazilJS só existe, em primeiro lugar, por um motivo: a comunidade. 

É pelas pessoas. 

Sim, Felipe e eu acreditávamos no JavaScript, na tecnologia, mas o principal sempre foi a comunidade. E existe lugar melhor do que um evento de tecnologia, onde todo mundo é louco para resolver problemas, para falar de todos os tipos de assunto? Problemas são resolvidos para quem? 

Para pessoas.

Este é o ponto: não se faz evento de tecnologia só por tecnologia. 

Tecnologia é legal. Vocês vão ter mais de 20 palestras aqui, conteúdo inédito, hackaton, eventos extras, desafios. A cabeça vai fervilhar, mas vocês não estão aqui só por isso (eu acredito), vocês estão aqui por algo a mais.

Vocês estão aqui pelas pessoas.

Vocês estão aqui para conversar com alguém que ajudou no Twitter uma vez, para conversar com a palestrante que faz um trabalho que inspira. Esse é o verdadeiro motivo de estarmos todos aqui, hoje, reunidos. 

Para fazer conexões, para aprender e para, quem sabe, fazer um mundo melhor.

Evento de tecnologia é sim lugar para se debater sobre todo tipo de assunto – e fazemos isso com orgulho aqui na BrazilJS.

Desejo a todo mundo um excelente evento. Que a BrazilJS Conf 2019 possa marcar a vida de vocês, que vocês saiam daqui com mais ideias, com vontade de aprender ainda mais. 

E o mais importante: que saiam daqui com a cabeça mais aberta não só para tecnologia, mas para a vida.

Na BrazilJS não somos negadores de ciência. Não somos negadores de cultura.

Vamos sair daqui e testar tudo que foi dito, isso é ciência.

Só a cultura salva!   

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.