A Mozilla lançou a terceira edição do guia de produtos que respeitam regras de privacidade. O serviço chancela gadgets e equipamentos de acordo com o grau de acesso que cada um tem aos dados pessoais do usuário.

A organização explica que a ideia não é dizer o que comprar ou não comprar, já que ela não é testadora de produtos. O que eles fizeram foi criar um conjunto de padrões mínimos de segurança que todos os produtos deveriam atender para serem oferecidos comercialmente. 

Entre os quesitos aparecem criptografia, atualizações automáticas de segurança, exigência de senhas fortes, gerenciamento de vulnerabilidades e política de privacidade acessível. Os melhores classificados recebem um selo, dizendo que atende aos parâmetros, e nesta edição também surgiu a classificação por estrelas na página de cada produto.

A lista conta com mais de 70 itens, divididos em seis categorias. São informações como o uso (ou não) do microfone ou da câmera, acesso à localização, dados biométricos e até mesmo o que poderia acontecer se algo desse errado com um dos produtos. 

Assustômetro

Outra grande novidade é o grau de medo dos usuários em relação à invasão de privacidade de cada produto. Dentro da avaliação é possível assinalar o quanto se está assustado com a possibilidade de ter suas informações monitoradas/copiadas/utilizadas pelos fabricantes. 

Uma das descobertas da Mozilla ao criar o guia foi que não apenas o público tinha interesse em saber que produtos eram seguros, mas também as empresas. Portanto, elas estão de olho. O Creep-O-Meter do guia é o lugar em que o usuário pode dar seu recado. 

Esta é mais uma forma que a Mozilla encontra para ajudar a cuidar das informações privadas das pessoas. A organização defende que os consumidores cobrem isso dos fabricantes e, para ajudar a refletir, criou uma espécie de cartilha que serve como leitura de apoio para quem consome o guia ou se preocupa na hora de comprar gadgets.

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.