Na última terça-feira, dia 14 de Maio de 2019, a BrazilJS fez o anúncio do Código Fonte TV como hosts da edição da BrazilJS Conf 2019.

O Código Fonte TV é um dos canais mais relevantes sobre tecnologia no país. Eles produzem conteúdo em texto e vídeo e de certa forma existe uma sinergia entre os temas técnicos abordados pela BrazilJS e pelo Código Fonte TV. Levando isso em consideração estabelecemos uma parceria de conteúdo.

Após o anúncio começamos a receber diversas manifestações da comunidade via canais da BrazilJS, canais privados das pessoas do time, tendo em vista o relacionamento próximo que nos é característico.

Haja vista a parceria estar focada em troca e compartilhamento de conteúdo técnico, questões pessoais não entraram em pauta.

A BrazilJS trabalha para e com a comunidade de tecnologia no Brasil há quase uma década. São mais de 100.000 pessoas impactadas mensalmente em nossas iniciativas: Eventos presenciais, canal do YouTube, portal, newsletter e redes sociais. Nos últimos 4 anos iniciamos nossa jornada sobre o tema de diversidade na tecnologia. Desde então temos trabalhado e evoluído constantemente trazendo ações que refletem nossa vontade genuína não apenas de aprender, mas de ajudar a construir espaços e iniciativas mais inclusivas em que todas as pessoas sejam respeitadas.

Em 2019, entendendo a urgência do tema, cientes do nosso papel como agentes de mudança e influência positiva, criamos uma posição específica no time da BrazilJS: Community Manager e Evangelista de diversidade. Com isso, o objetivo é ser intencional nas práticas e políticas relacionadas a todas ações da BrazilJS (online e offline).

Também com isso, reafirmamos nosso posicionamento contrário a toda e qualquer manifestação discriminatória especialmente relacionadas a racismo, machismo, homofobia e sexismo, temas que ainda, invariavelmente são controversos na área de tecnologia.

Respeitamos a divergência de opinião uma vez que vivemos em uma sociedade plural e democrática. No entanto, para nós existem valores inegociáveis que se relacionam aos direitos, liberdade e integridade das pessoas.

Somos enfáticos ao afirmar que Diversidade para a BrazilJS é um valor, assim como o conteúdo técnico de qualidade. Seguiremos atuando sobre a pauta, sempre de forma propositiva.

Com isso, visando o aprendizado e evolução constante, revisitamos a decisão sobre a participação do Código Fonte TV como hosts na BrazilJS Conf 2019 e em seguida apresentaremos as novas participações. Essa ação é somada a uma série de esforços já planejados e que serão executados ao longo do ano, priorizando sempre a comunidade.

A BrazilJS Conf é um evento de tecnologia feito para pessoas. Continuaremos trabalhando para garantir um ambiente seguro, amigável e acolhedor para todas as pessoas. É isso que , de fato, nos faz a maior Conferência de Javascript do mundo!

Esperamos vocês!

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.