Em uma iniciativa inédita dentro da BrazilJS Conf, um hackaton mobilizou vários participantes em um espaço separado das palestras. Eles foram desafiados a encontrar soluções com Inteligência Artificial para problemas de códigos de conduta em eventos. A maratona surpresa foi realizada em parceria com a Dell.

As equipes Cyberlabs, Menos Um e Dynamic Doges foram em busca dos prêmios durante a tarde do dia 23 e a manhã do dia 24. Eles foram acompanhados de perto pelo diretor de TI da Dell no Brasil, Roberto Petry. 

Em terceiro lugar ficou a equipe Dynamic Doges, que desenvolveu Eles levaram 500 reais, um kit da Dell e um brinda da BrazilJS. A segunda colocada foi a equipe Menos Um. O prêmio foi de R$ 1,5 mil, kit da Dell e cortesias para o BrazilJS On The Road.

A grande campeã foi a equipe Cyberlabs. Para conquistar o prêmio máximo eles desenvolveram um sistema que analisa tweets, com base em hashtags, e identifica discursos de ódio como homofobia e misoginia. Os resultados são apresentados em tempo real em um front-end que classifica em níveis de toxicidade, em um medidor inspirado nos demonstradores de índices de radiação. 

“Gostamos muito de participar. Viramos um pouco a noite e ficamos bastante animados com o tema, a dinâmica. Conhecemos pessoas novas, nos ajudamos. Foi uma experiência muito bacana”, observou Átila Rangel, da equipe campeã. Pela vitória, eles levaram R$ 3 mil, kit da Dell e cortesias para a BrazilJS Conf 2020!! 😀 

A ideia do desafio tem tudo a ver com a BrazilJS Conf, pois temos um código de conduta que é rigorosamente seguido e sempre revisitado para estar de acordo com a evolução da sociedade. Além disso, tentamos promover um debate que leve em conta o impacto da tecnologia na sociedade e, ao mesmo tempo, a influência dos contextos sociais no que é desenvolvido na tecnologia. 

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.