Nos últimos tempos nossa equipe ouviu alguns relatos de contas do WhatsApp invadidas, dados roubados e até mesmo pedido de dinheiro emprestado a familiares próximos. Houve quem precisasse trocar de número, perdendo contatos importantes. Deve ser por isso que o aplicativo vai receber, em breve, um reforço na segurança.

Está em teste um novo recurso que vai ser importante nesse processo: um alerta de que novos dispositivos estão tentando fazer login na mesma conta. Assim, o usuário poderá optar por fazer a verificação e liberar o acesso ou ficará sabendo que tem alguém querendo invadir sua conta. Neste caso, poderá acionar a verificação em duas etapas e tomar as medidas necessárias para proteger também outros aplicativos, informações e o próprio número de telefone.

Segundo o Canaltech, o objetivo da equipe do WhatsApp é lançar o alerta para todos os lugares possíveis, mas respeitando, claro, as configurações do aparelho. Outro detalhe importante é que esse alerta trará a recomendação para que o usuário não compartilhe com ninguém os códigos de verificação – pedido comum em golpes aplicados por aí, quando criminosos se passam por empresas ou afirmam se tratar de algum prêmio.

Quando o usuário tiver o número clonado, o alerta servirá “apenas” para que saiba o que está acontecendo, já que os criminosos também receberão o código de verificação. A recomendação, portanto, é que o usuário mantenha sempre a autenticação em duas etapas para acessar o aplicativo – ela exige mais uma senha para habilitar o app em outro dispositivo e, mesmo nos que estão ativos, pede novamente o código de tempos em tempos.

Outras medidas também estão sendo desenvolvidas e devem chegar ao app em todo o mundo nos próximos meses. A gente acompanha tudo e traz aqui no blog 😉

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.