Entre as muitas novidades reveladas pela Microsoft durante o X019, evento realizado em Londres, uma se destacou: pela primeira vez, um grande jogo do videogame Xbox terá um personagem transgênero. Desenvolvido pelo estúdio francês Dontnod, “Tell Me Why” segue os gêmeos Alyson e Tyler Ronan, criados em uma comunidade no Alasca, mas que se reencontram depois de 10 anos.

O desafio é entender a história e as motivações de cada um. Isso é feito conversando com habitantes locais e explorando a redondeza. Em entrevista ao Guardian, da Inglaterra, o diretor do jogo, Florent Guillaume, explicou que os gêmeos são conectados por um forte vínculo sobrenatural, compartilhando até mesmo pensamentos e sentimentos.

“Eles também têm a capacidade de interagir com memórias passadas – de recordá-las e revivê-las. Há questões de perspectiva – os dois personagens vêem as coisas e se lembram das coisas de maneira diferente e você escolhe em quem acredita, o que molda a história”, antecipou. 

Segundo ele, na concepção do jogo não haveria um homem trans, mas a ideia era mostrar que os personagens nasceram idênticos e acabaram tomando rumos completamente diferentes em suas vidas.

“Adoramos o conceito e estávamos determinados a não fugir dele. Fizemos muitas pesquisas, procuramos a comunidade, queríamos entender suas jornadas; consultamos a instituição de caridade Glaad, que geralmente trabalha com empresas de mídia na representação LGBTQ+. Nós éramos muito ingênuos e eles nos ajudaram a rever o roteiro e os personagens e a alcançar as pessoas”, contou o diretor do jogo.

O estúdio não confirma a presença de pessoas trans na equipe que desenvolveu o jogo, mas garante que ele foi testado pela comunidade LGBTQ+. A Microsoft, como editora, apoiou a iniciativa. “Estamos realmente comprometidos com a ideia de criar jogos para todos. Precisamos trazer experiências diversas. Tem sido muito importante fazer isso correta e cuidadosamente”, contextualizou o diretor de criação da equipe de publicação da empresa, Joseph Staten. 

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.