Nesta semana a Adobe anuncinou oficialmente o fim do Flash.

No final de 2020 o Flash não será mais atualizado e nem distruibuído.

Durante este tempo, a Adobe ainda fará correções de bugs e pequenas melhorarias para quem ainda utiliza a tecnologia, mas o recomendado é que quem utilza Flash migre totalmente para os padrões abertos disponíveis na Web, como HTML5, WebGL e WebAssembly.

flash-over-time


Procura no Google por Flash desde 2004

Este anúncio marca o fim de uma era. Por mais que todos nós, desenvolvedores Web mais ligados, já estejamos utilizando e evangelizando os open standards há um bom tempo, ainda existe muita coisa feita em Flash por aí.

Os navegadores já vinham decretando esse fim para o Flash, mas agora é oficial.

De fato, o Flash tem uma parte de mérito, pois criou coisas interessantes em um uma época onde a plataforma Web estava engatinhando, mas atualmente a plataforma aberta da Web é poderosa e o principal, não possui um dono com interesses 100% comerciais.

flash-stack-overflow


Procura no StackOverflow por Flash desde 2009

Adeus e obrigado Flash!

Referências:

https://blogs.adobe.com/conversations/2017/07/adobe-flash-update.html

https://blog.chromium.org/2017/07/so-long-and-thanks-for-all-flash.html

Autor(a)

Jaydson Gomes
85  Posts
Jaydson Gomes trabalha com tecnologia desde o início dos anos 2000 e é​ desenvolvedor de software especializado em JavaScript.
​É sócio fundador da Nasc e da ​BrazilJS e curador/idealizador da ​BrazilJS Conf, uma das maiores conferências do mundo sobre a linguagem JavaScript.
É editor da Newsletter BrazilJS Weekly e host do show BrazilJS Weekly no YouTube.
Jaydson também é autor e editor no portal BrazilJS e escreve em seu blog pessoal.
É um entusiasta open source e tem apresentado diversas palestras ao longo dos últimos anos, em sua grande maioria falando sobre JavaScript e tecnologias Web.