BrazilJS Brand: A construção do improvável

Vocês já ouviram falar sobre a construção de algo tão improvável que se torna uma coisa totalmente óbvia?! Começo esse papo meio louco para contar para vocês como foi o processo de criação da nova identidade do BrazilJS, o maior evento de JavaScript da galáxia 🙂
Absorvemos, por meio de entrevistas com os idealizadores, um briefing geral do projeto que era desenvolver algo novo para o evento de 2018, mantendo as características originais da marca sem comprometer tudo que já havia sido criado anteriormente.  Com isso, nós da DEx01, criamos um “anti-briefing” que foi transformar soluções de curto prazo identificadas em um pensamento de longo prazo.



Tudo corre muito rápido: o que é notícia hoje, amanhã já não é mais nada; o que um app faz hoje, amanhã outros dez apps fazem igual. Não poderíamos criar uma identidade, digamos, PADRÃO para uma comunidade que está sempre se movimentando, em constante transformação, na qual o open source é a chave da multiplicação de conhecimento e expansão de novas tecnologias. Com isso, chegamos em algo que não é bullshitagem, não é engessado e muito menos duro, rígido e esteticamente perfeito. Partimos do princípio que o Javascript é uma linguagem de programação client-side. Ela é utilizada para controlar o HTML e o CSS, para manipular comportamentos na página. Resumindo, é o que dá vida ao código estático em termos visuais.

1 – Manter as cores era um pressuposto do sucesso marcante do evento; 2 – Utilizar motion design como norteador de toda identidade 3 – Valorizar quem vive o evento e quem participa ativamente  4 – Enfatizar que ser o maior evento do mundo é algo muito bom ahhahaha 5 – Ser uma identidade construída “open-source”, com fontes nativas da Web.

Dentro desse contexto, nasce uma nova identidade

Nova marca BrazilJS from Vinicius Costa on Vimeo.

A identidade do BrazilJS não precisa seguir “regras”. Seu logo é mais que responsivo, é um organismo vivo, que se adapta ao contexto. O motion é primordial na identidade – todas as animações foram com base em códigos abertos de JavaScript. O mood board explica por si só o desdobramento da marca.

Mood Board BRJS from Vinicius Costa on Vimeo.

Desdobramentos da identidade:

Let’s rock! 🤘


BrazilJS é uma iniciativa NASC