Na última semana mais de 250 pessoas saíram de suas casas no sábado de manhã para comparecer a BrazilJS on the road Sorocaba, um evento regional e oficial da BrazilJS e o maior evento de tecnologia que Sorocaba já recebeu.

BrazilJS on the road é uma série de eventos oficiais e com curadoria da BrazilJS com objetivo é levar conteúdo exclusivo em forma de evento para comunidades regionais em todo Brasil. Sorocaba foi a cidade escolhida para iniciar essa série de eventos, e a estréia foi incrível.

A idéia da BrazilJS on the road Sorocaba começou ano passado com um formulário da BrazilJS para que as pessoas interessadas em receber o evento em sua cidade preenchessem. Em janeiro deste ano, a equipe da BrazilJS entrou em contato para a primeira reunião do on the road Sorocaba.

A BrazilJS on the road aconteceu com o apoio da organização do meetup SorocabaCSS e uma equipe de 10 pessoas voluntárias.

Débora Duarte abrindo a BrazilJS on the road Sorocaba

A primeira pessoa a falar na BrazilJS on the road Sorocaba foi a Débora Duarte que apresentou a BrazilJS e a iniciativa BrazilJS on the road.

Felipe Soares, Amanda Vilela e Felipe Bernardes abrindo a BrazilJS on the road Sorocaba

O maior objetivo nesta BrazilJS on the road Sorocaba foi oferecer inspiração e conteúdo de qualidade para toda comunidade, além de fazer com que todas as pessoas se sentissem muito bem vindas, confortáveis e seguras durante o evento, foi isso que procuramos passar na nossa apresentação, começando com a notícia de que a BrazilJS on the road Sorocaba foi o maior evento de tecnologia de todos os tempos de Sorocaba, graças a cada participante.

Edu Matos apresentando a BrazilJS on the road Sorocaba

O apresentador foi o Edu Matos do podcast devnaestrada, que abriu nosso evento com a camisa do Brasil fazendo referência ao Rogerinho do Choque de Cultura o que tirou boas risadas do público.

Isabella Silveira palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A keynote foi a Isa Silveira que fez uma palestra sobre como promover a inclusão digital através da performance, onde ela falou sobre quantidade de pessoas com uma boa conexão móvel no Brasil, desafios que cidadãos de países subdesenvolvidos e emergentes ainda encontram e contou sobre sua experiência com otimização de performance e melhores práticas para aplicar em produtos digitais.

Talysson de Oliveira palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

O Talysson de Oliveira fez uma palestra sobre como organizar uma aplicação mantendo a separação de conceitos com um arquitetura baseada em camadas como uma lasanha, para evitar código spaghetti, para provar a teoria de sua apresentação, Talysson lançou um boilerplate disponível aqui.

Dayany Espíndola palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A Dayany Espíndola fez uma apresentação mostrando a evolução da Javascript nos últimos anos e a modernização do ecossistema ao redor dela. A Dayany apresentou desde a página HTML simples, sem ferramentas e com CSS e JS direto na página, até os dias atuais passando pelas ferramentas existentes e os problemas que elas resolvem, onde iniciantes tiveram a oportunidade de entender para que servem ferramentas como npm, Webpack, Babel, Grunt, Gulp e Yarn, um excelente overview para quem está iniciando a carreira!

João Cunha palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

“Como você foi parar em Dubai?” foi a pergunta que o João Cunha respondeu em sua palestra sobre como construir uma carreira internacional em desenvolvimento, João falou um pouco sobre sua trajetória e como algumas escolhas impactaram sua carreira de desenvolvedor e o levaram para mais de 20 países.

Caique Mitsuoka palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A volta do almoço foi descontraída e divertida com a palestra do Caique Mitsuoka ensinando como ele aprendeu a acender a luz do seu quarto utilizando JavaScript. O Caique começou apresentando a palestra do André Garzia na BrazilJS 2017 que inspirou ele e compartilhou de forma muito bem humorada o seu problema e o código e ferramentas utilizadas para resolver este problema, além de deixar uma mensagem muito legal incentivando os participantes a desenvolverem coisas que eles tem vontade. Bônus para os slides que ele mesmo desenhou especialmente para apresentação!

Miguel Soares palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A Miguel Soares apresentou o incrível mundo das animações começando com conceitos de animação e quais as principais diferenças em questão de estabilidade e performance nas páginas web e o porquê de usar animações JS.

Vanessa Tonini palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A Vanessa Tonini iniciou sua apresentação contando um pouco da sua jornada para aprender Angular e ensinou como criar rapidamente um projeto com Angular explorando um pouco mais as funcionalidades da ferramenta de linha de comando do Angular e como usá-la para criar componentes e seus testes automatizados.

Breno Freitas palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

O Breno Freitas apresentou um case da Shopify utilizando técnicas de aprendizado de máquina com foco em reduzir o trabalho dos mercadores ao utilizar a plataforma, melhorando assim, a experiência dos usuários no sistema. O Breno explorou diferentes técnicas de Aprendizado de Máquina que podem ser aplicadas em diferentes contextos para a melhoria de um sistema web.

Carolina Pascale palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A Carolina Pascale apresentou conceitos sobre serveless e as vantagens e desvantagens que os times se deparam ao adotar a arquitetura de Serverless para desenvolvimento de uma API e um case real de utilização.

Sérgio Faria palestrando na BrazilJS on the road Sorocaba

A última palestra do dia foi a do Sérgio Faria, o Sérgio nos contou sobre sua trajetória como desenvolvedor cego e finalizou falando da importância de pensar em inclusão no desenvolvimento de aplicações e em todos os espaços sociais.

Todos os participantes da BrazilJS on the road Sorocaba

Esse foi um pouquinho do que rolou na BrazilJS on the road Sorocaba, um evento que sem dúvida teve muito impacto na comunidade de Sorocaba e região, pelo seu tamanho, por uma organização de tanta credibilidade como a BrazilJS apoiar e pessoas de todo estado e até de outros lugares conhecerem e saberem que há uma comunidade muito ativa e engajada em nossa cidade.

Em breve todos os vídeos das palestras estarão no canal oficial da BrazilJS no YouTube. Você pode conferir todas as fotos do evento aqui e a cobertura do devnaestrada no vídeo abaixo: