É hora de aprender uma nova linguagem de programação

Em:

Aprender novas linguagens de programação pode oferecer uma enorme base de conhecimento além, é claro, das oportunidades e diversas outras vantagens. Cansou da linguagem com a qual trabalha, procura aprender uma nova linguagem para mudar de emprego ou quer apenas se aventurar em um mundo novo? Então, temos algumas dicas importantes para compartilhar com vocês. Vamos lá!

Nota importante

Este artigo pode não parecer nada atrativo, mas se você o configura assim apenas por julgar-se especialista na linguagem com a qual trabalha, você chegou à famosa zona de conforto. Então, sugerimos que reconsidere e dê uma oportunidade a essa leitura.

Não importa se você trabalha há seis meses ou é um “especialista” em programação, se conhece apenas uma linguagem de programação ou já chegou ao comodismo com a última que aprendeu, está na hora de aprender uma linguagem nova. 😉

Experiência com projetos pessoais

Já sabemos há um bom tempo que fazer a lição de casa é importante, mas você sabe o motivo? Ainda lembra de quando precisava fazer o famoso “tema de casa”, também conhecido como lição de casa, enquanto estudava? Saiba que isso era e ainda é uma estratégia elaborada para ocupar o espaço vago do nosso tempo aplicando a prática no conteúdo que havíamos aprendido nas últimas aulas, com intuito de consolidar tal conteúdo.

Se você considerar esse fato, perceberá que isso é integrado nos meios de ensino porque nos força a aplicar o conhecimento recém-adquirido de forma ativa, fazendo com que nosso cérebro mantenha em mente o conteúdo até que consigamos claramente garantir que adquirimos o conhecimento sobre o assunto.

Essa é uma dica que vale para qualquer tipo de estudo, não apenas para uma nova linguagem de programação.

Não subestime a eficácia do trabalho de casa. Leve isso a sério, sempre tratando-o como uma oportunidade para consolidar mais o que você aprendeu em memória de longo prazo.

Revise, pratique e ensine

Agora que já conhecemos a importância de revisar para manter o conteúdo aquecido na mente, vamos descobrir como fazer uma revisão efetiva.

Há diversas formas de mantermo-nos em contato com aquilo que estamos aprendendo, uma delas é praticando. Depois de ler isso, podemos chegar a seguinte dúvida: como praticar aquilo que estamos aprendendo? E a melhor resposta para essa pergunta é a seguinte: crie pequenos exemplos baseados naquilo que você acabou de aprender.

Vale lembrar que não é necessário criar um sistema completo para praticar aquilo que aprendemos, com simples linhas de códigos conseguimos construir coisas extremamente úteis e mantermos a prática em dia.

Uma outra maneira interessante de manter-se atualizado é ensinando. Assim como você está disposto a aprender, muitas pessoas estão dispostas a ensinar, e se você não sabe onde encontrá-las, após ler o artigo, pesquise no GitHub o repositório de Mentoria do Training Center, e conheça melhor o projeto que se propõe a ajudar pessoas em início de carreira (ou não) a irem mais além em seus objetivos.

Encontre a chave correta para a fechadura

Não importa qual linguagem você vai estudar, mas procure aquela que melhor resolve o seu problema. Existem várias linguagens que podem resolver o mesmo problema, e isso pode deixar-lhe confuso, mas não faça disso um problema e não desista. Se estiver na dúvida, procure conversar sobre o problema e como pensa em resolvê-lo com alguém que trabalhe com programação, talvez essa pessoa possa te auxiliar tanto com qual linguagem escolher quanto como resolver melhor o seu problema inicial.

Talvez você não tenha um problema para resolver, quer apenas aprender uma nova linguagem, então nesse caso sugerimos que busque saber quais são as linguagens mais utilizadas no momento.

Por onde começar?

Decidiu que irá aprender uma nova linguagem de programação, mas está em dúvida de por onde começar? Não se apavore! Antes de saber por onde começar é preciso saber qual a melhor maneira para você aprender, baseado em seu tempo disponível e se você julga aprender melhor através da forma visual ou não.

Ainda que não tenha chegado a conclusão alguma sobre qual é a forma que você melhor aprende, vale conferir essa excelente lista de melhores cursos online feito pela autora Aline Bastos aqui no blog da BrazilJS.

Você também pode optar por inúmeros outros métodos, apenas listando alguns:

  • Ajuda de amigos
  • Apostilas
  • Cursos presenciais
  • Documentações
  • Eventos
  • Livros
  • Pesquisas individuais em sites especializados na linguagem que decidiu estudar.

Há várias outras maneiras de se manter informado sobre alguma linguagem de programação. A ideia central é Enquanto esse método for efetivo para você, siga com ele por diversos horizontes e continuará aprendendo.

Conclusão

Ainda que algumas pessoas acreditem que não seja necessário aprender uma nova linguagem de programação, há inúmeros pontos que provam o contrário e mostram os seus benefícios. Estude o suficiente, revise constantemente, pratique até que o conceito esteja concretizado em sua mente e compartilhe sempre. Quando descobrir qual a maneira de estudos mais efetiva para você, invista e não deixe de participar dos eventos que envolvem a comunidade, lembre-se de que ela pode ser bastante útil no seu processo de aprendizagem e até mesmo depois, quando você estiver disposto a compartilhar o seu conhecimento.

Nos encontramos na BrazilJS e se ainda estiver estudando (espero que sim), venha conversar comigo sobre como está sendo o seu processo de aprendizagem ou deixe nos comentários abaixo. Vamos falar sobre isso.

Referências

Seguem abaixo alguns links úteis nos quais é possível obter mais informações sobre como e quais linguagens de programação aprender, além de dicas de como e onde estudar. Confere lá:

  • Weekly #187 – Novidades BrazilJS, Next.js v2 e Pesquisa do StackOverflow

    A BrazilJS Weekly é a seleção semanal de novidades sobre o desenvolvimento Web no Brasil e no mundo. Ainda não é inscrito? Faça o seu cadastro e receba nossa Newsletter semanal 😎👊🙂👌👍 Sugira conteúdo para a Weekly usando o nosso canal de issues no Github. Um agradecimento especial aos 16 colaboradores da edição nº 187!

  • FrontInBH e BrazilJS 2016

    É com imenso prazer que anunciamos o primeiro evento oficialmente afiliado ao BrazilJS, o FrontInBH. O FrontInBH é um dos maiores eventos de tecnologias Front-end do Brasil, sempre levando para a comunidade mineira um conteúdo de extrema relevância através de palestrantes nacionais e internacionais. Em Agosto de 2016, mais precisamente no dia 06, acontecerá a […]

  • Async Await, JS assincronamente síncrono

    O JavaScript tem evoluído muito nestes últimos anos e ainda temos muitas novidades interessantes a caminho! Este artigo é a continuação de uma série onde estamos discutindo as características assíncronas do JavaScript. Confira a lista dos artigos anteriores. As promises são uma daquelas coisas que trouxeram muitas mudanças na forma como trabalhamos com código assíncrono. […]

Patrocinadores BrazilJS

Gold

Bronze

BrazilJS® · Powered by NASC
marimbondo