Google I/O 2016

Trabalha com desenvolvimento web há mais de 12 anos, atuando com projetos open source, palestrante, instrutor, e sócio fundador da Nasc, além de ser curador e idealizador da ​BrazilJS. Também um GDE.

Este ano tive a oportunidade de participar do Google I/O! Uma vez que me tornei um Google Expert também, tive o prazer de apresentar um pouco de meus projetos em uma das tendas do evento.

Achei o evento fantástico e com uma estrutura impressionante! Mas a organização do evento certamente tem algumas pequenas coisas para ajustar para o ano que vem. O evento começou com um keynote no palco principal, e seguiu com diversas palestras segmentadas, distribuídas em 10 palcos separados. Todas as palestras estão online agora! Assista aos vídeos delas no site do Google IO 2016.

Vou fazer um resumo aqui do que foi mostrado, comentado ou anunciado nos três dias de evento.

Firebase

Normalmente não colocaria o Firebase aqui, mas a Google está, realmente, dando bastante ênfase no Firebase! Não acredita? Foi anunciado a liberação para envio de mensagens (post notifications) ilimitadas, gratuitas! Assim como uso de custom-domains (acredito que a intenção seja pegar uma fatia do mercado do Github, neste quesito), havia uma tenda só para quem quisesse tirar dúvidas com o Firebase, aconteceram diversas palestras sobre o tema e ainda deram $500,00 em serviços no Firebase pra todos lá!
Parece que o Google está mesmo interessado em fazer valer esta sua aquisição!

VR (Realidade Virtual ou Realidade Aumentada)

Alguns anúncios e projetos muito interessantes! Entre elas, o Daydream, uma plataforma mobile para a realidade virtual! Desta forma, empresas conseguirão desenvolver games ou interações e simulações seguindo alguns certos padrões. Além disto, empresas que produzem materiais(hardware) para realidades virtuais, como óculos ou controllers por exemplo, teriam também um padrão pra seguir!

Outra novidade no mundo da Realidade virtual, ou mais para o lado da Realidade Aumentada, é o Project Tango. Um projeto muito massa, que testei lá e que é realmente impressionante, preciso e muito rápido! Me lembrou um pouco o que promete fazer o HoloLens da Microsoft.

Além disto, o Youtube já anunciou suporte à plataforma de VR (a própria DayDream) e suporte a live streaming em 360!

Machine Learning (Inteligência Artificial)

Google anunciou grandes novidades na área de Machine Learning, com exemplos bastante impressionantes! Percebi que há um grande foco na contextualização! Saber exatamente qual o contexto em que o usuário se encontra, local, data, com quem, fazendo o que, etc…

A compreensão de imagens também está ótima! O algoritmo deles consegue até mesmo identificar a raça de um cachorro, em uma foto!

Home (casa inteligente) e Assistant

O Google Home é um projeto bem massa também! Não é tão novidade assim, mas tem muito potencial! A grande vantagem, é que ele conta com a internet e todo o conhecimento do Google para buscar respostas e também, com uma API que permitirá conectá-lo a outras coisas, como lâmpadas, geladeiras e TVs que sejam smart!

Google Assistant é uma combinação de machine learning com seu contexto, compreendendo áudio e frases mais complexas, muito melhor.

Android

Já para o Android, estão prestes a lançar uma nova versão e querem que os desenvolvedores sugiram seu nome!! Há o lançamento da versão Developer Preview 2.0 do Android Wear e também a versão 2.2 do Android Studio.

Mas o que realmente achei interessante (e se funcionar, promissor) são as tais Android Instant Apps! Eles mostraram alguns exemplos e a abordagem pareceu “interessante”. Achei meio polêmico por que vai meio de encontro com a evolução da web e das Progressive Web Apps…veremos onde isto vai dar!

Allo e Duo

Dois novos projetos lançados. Allo é basicamente um novo “chat”, mas bem mais poderoso. Ele tenta tratar a forma como expressamos sentimentos ao escrever, lida melhor com imagens, com suporte offline e integra uma cacetada de coisas legais com a plataforma de machine learning do Google! Isto quer dizer que eles oferecem dicas enquanto tu estás escrevendo, relacionadas ao teu contexto atual. Aqui vai um exemplo onde ao planejar um jantar fora em um chat, Google já exibe uma lista de possibilidades, diretamente no chat (alguém lembrou do Wave, aqui?)

Google Allo

Já o Duo é uma app para conversas por vídeo. Mas entre suas principais diferenças, está o fato de você ter um preview da câmera da pessoa que está te ligando, antes de atender. Novamente, contextualização. Admito que ainda não decidi se gostei ou não desta feature :p

Web Development

Ah, finalmente o que mais interessa! Achei que o Google I/O poderia ter tido mais apresentações ou foco no desenvolvimento (o foco pareceu realmente ser o Firebase!).

O foco total, no desenvolvimento web, é sem dúvida o Mobile First e Offline First! Muita coisa sobre AMP (Accelerated Mobile Pages) e PWA (Progressive Web Apps). Além disto, as atualizações no Devtools são bem legais (já disponíveis no Chrome Canary).

A palestra de Jake Archibald foi, na minha opinião, a melhor do evento dentre as que consegui assistir! Vale lembrar que ele estará na BrazilJS 2016 e ele comentou comigo que está bem empolgado!

Extras

Foi um evento ótimo e a experiência de estar aqui(lá) foi maravilhosa! Aconteceram outras coisas incríveis no evento, entre elas a abertura que contou com dois músicos “tocando o auditório”! Ou mais ou menos isto! Eles usaram cordas amarradas à tenda principal do palco como instrumento musical!

https://www.youtube.com/watch?v=b2Y1GXQk0-I
Além disso, aconteceram as festas também!

https://www.youtube.com/watch?v=Xneml1S78_8
Quer ver o keynote do Google I/O 2016 em 360º?

Tenho muitas fotos postadas e pretendo finalizar vídeos e materiais que preparei sobre meus passeios e visitas ao longo das próximas semanas.

Dê uma olhada nas fotos em meus álbuns no Facebook: Primeiro dia de Google I/O Segundo dia de Google I/O Terceiro dia de Google I/O Museu da História do Computador


BrazilJS é uma iniciativa NASC