A importância de eventos de tecnologia exclusivos para mulheres

Em:

Minha experiência em eventos de TI

Eu comecei a participar de eventos na área de TI há cinco anos, desde o começo eu me sentia uma estranha no meio daquelas pessoas, não me sentia pertencendo àquele lugar, as pessoas me olhavam com estranheza quando me viam, eu tentava achar alguma outra mulher lá, pra me sentir menos deslocada, mas era difícil encontrar alguma naquele mar de homens. Muitas vezes pensei em ir embora no meio dos eventos, algumas vezes eu realmente fui embora, pois tinha certeza de que aquilo, aquele ambiente, não era pra mim.

Eu tinha, e ainda tenho, esse sentimento em grupos online também, fóruns, grupos no Facebook, grupos no Slack, etc, e me sentia um peixe fora d’água.

Há quem diga que é vitimismo ou outros termos do gênero, mas não é, somos realmente tratadas de forma diferente.

Django Girls Porto Alegre 2017

Até que este ano aconteceu a edição de 2017 do Django Girls aqui em Porto Alegre, e resolvi me inscrever como coach. Sempre tenho vontade de ir nesses eventos, geralmente até me inscrevo, mas como tenho uma filha pequena, nem sempre posso me comprometer a passar dois dias fora de casa, aí acabo nunca indo. Mas essa edição foi diferente, ia ter um espaço kids para as mães que não tivessem com quem deixar os filhos, eu finalmente poderia participar sem peso na consciência.

Django Girls Porto Alegre - 2017

Django Girls Porto Alegre – 2017

Hoje eu divido a minha trajetória entre antes do evento e depois do evento. Minha vida profissional e pessoal ficou mais iluminada depois de participar do maior Django Girls do mundo, onde mais de 100 mulheres de todas as idades, cores e profissões se juntaram para fazer o maior e melhor evento exclusivo para as mulheres!

Todas nós saímos muito fortes de lá, sabendo que podemos fazer qualquer coisa, que temos força para lutar contra tudo e contra todos pelos nossos direitos de estudar e trabalhar com o que quisermos, de sermos tratadas com respeito.

Nós criamos um grupo tão lindo e forte de mulheres a partir desse evento, que estamos diariamente unidas nos ajudando, aprendendo, ensinando, palestrando, escrevendo artigos, fazendo muitos planos, criando mais e mais eventos para dar oportunidades a outras mulheres e compartilhando nosso conhecimento com mais força, agora que temos umas às outras. E o grupo cresce a cada dia.

Django Girls Porto Alegre – 2017

Django Girls Porto Alegre – 2017

Nos eventos femininos nos sentimos mais confortáveis, mais fortes, sem medo de julgamentos, isso vai nos fortalecendo, nos sentimos mais seguras para participar de grupos e eventos mistos.

Estamos lutando pelo nosso lugar de direito no mundo, estamos entrando de cabeça e, principalmente, juntas!

Eventos femininos de TI no Brasil

Pra quem quiser aprender a programar, pra quem quiser ensinar ou ajudar como voluntária, e aproveitar para conhecer uma mulherada incrível, tem vários eventos de programação exclusivo para mulheres acontecendo no país. Todos são gratuitos, e o melhor, todos são para iniciantes, então você não precisa saber programar!

É só acompanhar as páginas dos eventos e ficar sabendo quando tem inscrição para aluna e para coach na sua cidade.

Faça uma busca no Facebook com o nome do evento, vai aparecer uma lista de páginas de várias cidades onde eles já acontecem. Se não tiver o evento na sua cidade, você também pode criar um! É só entrar em contato com o pessoal dos outros grupos para saber como fazer.

Eventos mundiais com presença em muitas cidades do Brasil:

Eventos em algumas cidades, crescendo e tomando forma no Brasil:

Se você conhece mais algum evento gratuito e exclusivo para mulheres que não foi citado aqui, deixe um comentário aqui no post com o nome do evento e link pra sua página do Facebook, para que todas as mulheres conheçam.

Ajude a divulgar este post e os eventos para as suas amigas, vizinhas, primas, irmãs, cunhadas, mães, filhas, colegas de trabalho ou qualquer mulher que você ache que possa se interessar, mas achou que nunca teria condições de aprender.

  • No mar de libs e frameworks: conhecendo o Vue.js – Parte I

    Em meio a tantos frameworks/libs JavaScript hoje em dia, ficamos por vezes (leia-se muitas vezes) perdidos no momento de escolher a tecnologia que mais vai se encaixar com o nosso projeto e até mesmo com o nosso gosto e estilo de programar

  • Liberada a versão 0.9.0 do Ghost

    A plataforma de blog desenvolvida com Node.js, o Ghost, chegou na sua versão 0.9.0. Dentre as novidades da versão 0.9.0, a possibilidade de agendar publicações é com certeza uma das mais legais. Agendar posts é algo bem necessário em ferramentas de publicações e a comunidade estava ansiosa por esta implementação. Para chegar ao resultado final, […]

  • Common Voice – Projeto da Mozilla para democratizar o reconhecimento de voz

    Iniciativa incrível da Mozilla com um objetivo nobre: Tornar a tecnologia de reconhecimento de voz acessível a todos.

Patrocinadores BrazilJS

Gold

Silver

Bronze

Apoio

BrazilJS® é uma iniciativa NASC.     Hosted by Getup