Mozilla anuncia novo navegador focado em realidade virtual e aumentada

Por:
Em:

A Mozilla está sempre na vanguarda da tecnologia, seja criando soluções que são tecnicamente inovadoras, seja desenvolvendo produtos que desafiam os grandes tubarões da Web. Desta vez, mirando em 5 ou 10 anos para frente, a Mozilla está trazendo uma visão de que os navegadores são o futuro para a chamada mixed reality, termo que define a união do mundo virtual com o mundo real.

O Firefox Reality naturalmente já nasce como um projeto open-source guiado pela comunidade, assim como todos outros produtos/tecnologias da Mozilla.
Outras alternativas semelhantes até já existem, porém, com o código fechado, impossibilitando a inovação e acesso global da comunidade.
Para a organização, que tem como missão garantir uma Web aberta e acessível para todos, mirar no futuro da Web criando e colaborando na criação de tecnologias emergentes como essa é algo natural e que faz muito sentido. Afinal de contas, quem virou o jogo e moldou um novo mercado em uma época em que o mundo dos navegadores era dominado pela Microsoft?
Acredito que estamos em boas mãos nesse sentido. 😀

Falando especificamente sobre esse novo mundo virtual/misto/aumentado, a Mozilla já vem trabalhando em diversas soluções há anos.
WebVR, WebAR e A-Frame são algumas dessas soluções.

A Mozilla promete liberar nas próximas semanas mais novidades referentes ao projeto:

  • Detalhes do processo de design, do papel ao protótipo de headset
  • Um preview do Firefox Reality rodando em diversos headsets
  • Novas funcionalidades para artistas, designers, e desenvolvedores de experiências imersivas
  • Integração com o Servo, com extensões experimentais para APIs WebGL
  • Um pipeline experimental de computer vision usando WebAssembly
  • Funcionalidades de interação com dispositivos, gestos e voz

Parabéns e obrigado Mozilla, por mais um projeto promissor, inclusivo e revolucionário!

Saiba mais nos posts oficiais da Mozilla:

Firefox Reality: Bringing the Immersive Web to Mixed Reality Headsets
Mozilla Brings Firefox to Augmented and Virtual Reality

Cursos recomendados pela BrazilJS

    • JavaScript só é difícil para quem começa do fim

      JavaScript só é difícil para quem começa do fim. Há poucos anos, desenvolver web apps era muito fácil, por exemplo, usávamos PHP (ou qualquer outra linguagem server side, como Python ou Ruby), alguns ifs e fors e renderizávamos HTML facilmente. Só precisávamos conhecer HTML, CSS e uma linguagem server side. Vamos voltar no tempo e […]

    • Weekly #182 – V8 e o WebAssembly, DevTools e mais sobre performance e PWAs

      A BrazilJS Weekly é a seleção semanal que reúne as novidades sobre o desenvolvimento Web no Brasil e no mundo. Ainda não é inscrito? Faça o seu cadastro e receba nossa Newsletter semanal 😎👊🙂👌👍 Sugira conteúdo para a Weekly usando o nosso canal de issues no Github. Um agradecimento especial aos 15 colaboradores da edição […]

    • Mozilla anuncia o Project Things, um framework para IoT

      Desde 2017 a @mozilla vem trabalhando em um projeto muito legal focado em democratizar o desenvolvimento para IoT. Saiba mais sobre o Project Things, um framework para IoT lançado recentemente pela Mozilla.

    Patrocinadores BrazilJS

    Gold

    Silver

    Bronze

    Apoio

    BrazilJS® é uma iniciativa NASC.