NIC.br libera código-fonte de sistema que mede qualidade da Internet

Em:

A partir do último dia 25, provedores, programadores e usuários podem baixar e instalar o código do SIMET Box em seus roteadores.
O anúncio desta liberação aconteceu durante o LACNIC 27, encontro que reúne, em Foz do Iguaçu (PR), centenas de participantes de mais de 30 países em torno de discussões sobre temas decisivos para o futuro da Internet na América Latina e Caribe.
O código-fonte do SIMET Box, equipamento de medição de tráfego Internet do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), está disponível no endereço: http://simet.nic.br/simetbox.

Com a liberação do código, o NIC.br atende a uma demanda da comunidade, que poderá inclusive sugerir melhorias e novas funcionalidades para o sistema.
Segundo o NIC.br, os provedores poderão utilizar o SIMET Box em suas redes e analisar a qualidade da conexão que está sendo entregue aos usuários onde o equipamento foi instalado. Já os programadores e usuários com conhecimentos avançados poderão usá-lo em seus roteadores, além de validar o sistema e alimentá-lo com a curadoria do NIC.br. Todos são beneficiados.

A iniciativa permite ainda que estudantes, profissionais da área e demais interessados em software livre aprendam com a leitura do código, tirem dúvidas e acompanhem a evolução do SIMET Box desde o início.
O NIC.br manterá um fórum para discussões sobre o sistema, lá no GitHub: https://github.com/simetnicbr.

“Ao promover o uso do SIMET Box, teremos mais medições e, consequentemente, maior riqueza de dados sobre a qualidade da conexão à Internet nas diferentes localidades do Brasil”, comenta Tamusiunas. Os resultados dos testes são armazenados pelo NIC.br e disponibilizados on-line por meio do Mapa de Qualidade da Internet.
Com a liberação do código-fonte, os usuários continuam acessando o histórico das medições e exportação dos dados, porém devem manter-se atentos a atualizações do sistema, que serão disponibilizadas no site do SIMET.

Sobre o SIMET Box

Um dos principais equipamentos de medição de tráfego Internet do País, o SIMET Box analisa e monitora a qualidade da Internet várias vezes ao dia, faz testes de validação de BCP-38, de gerência de porta 25, qualidade de DNS, totaliza o tráfego mensal, entre outras funcionalidades.
O SIMET é ainda o único sistema de medições brasileiro para usuário final que realiza testes usando IPv6.
Outro diferencial do sistema é a independência, uma vez que os testes são realizados fora das redes das operadoras, dentro dos PIXes (pontos de acesso ao IX.br) do NIC.br.

  • HTTPS – Vamos encriptar

    Como comentei no post “A stack BrazilJS”, começamos nosso ambiente e aplicações do zero. Habilitar HTTPS era mais do que nossa obrigação. Lançamos o novo site no dia 04/02/2016 e a partir do dia 06/02/2016 estamos habilitando HTTPS para todas as aplicações. Atualmente estamos em um movimento onde todos estão (ou deveriam estar) migrando para […]

  • Milhares de projetos baseados no npm foram quebrados

    [Atualização 24/03/2016 19:08] Nota oficial sobre o caso no Blog do npm. http://blog.npmjs.org/post/141577284765/kik-left-pad-and-npm [Atualização 24/03/2016 10:28] Um post de um funcionário da Kik mostra um pouco dos bastidores da história. https:[email protected][email protected]lqgkw3l Algo inusitado se instaurou na comunidade JavaScript/Node.js ontem (22/03/2016). Uma “simples” despublicação de um módulo no npm fez com que milhares de projetos espalhados […]

  • ES8 foi lançado em Junho, cadê as novidades?

    O ECMAScript 8, ou ECMAScript 2017, foi lançado oficialmente em Junho, pelo TC39. Quais são as novidades?

Patrocinadores BrazilJS

Gold

Silver

Bronze

Apoio

BrazilJS® é uma iniciativa NASC.     Hosted by Getup