Os melhores cursos online para aprender JavaScript

Para quem está começando a se interessar por JavaScript (ou já estuda a linguagem há algum tempo) e se depara com novos frameworks e libs pipocando o tempo todo, acaba perdido sem saber qual estudar, por onde começar.

Então, para vocês que são novos na linguagem, tenho uma dica valiosíssima: domine o JavaScript antes de tudo!

Como diz este artigo aqui do blog:

“Não fique desesperado achando que tem que aprender todo o ecossistema do JavaScript. Na verdade, os melhores programadores são os que mantêm seus projetos simples e fáceis de entender.”

Como uma boa estudiosa de JavaScript, já passei por muitos cursos online que eu encontrei pela web. Desde cursos pagos até totalmente gratuitos, há excelentes opções para quem está querendo aprender a linguagem ou se aprofundar mais nela.

Vou citar vários tipos de cursos, acho que cada pessoa vai se encaixar em um tipo de aprendizado. Como tem pessoas que precisam aprender praticando, algumas preferem ficar assistindo a vídeos, outras preferem fazer cursos pagos criados por profissionais reconhecidos no mercado, então darei dicas para todos os gostos.

Cursos 100% gratuitos:

FreeCodeCamp – Até agora foi o curso de que mais gostei. Super completo. Vai desde JavaScript básico, passando por ES6, expressões regulares, estruturas de dados, desafios de algoritmos, orientação a objetos, programação funcional, até Node.js. Entre tudo isso ainda tem módulos de jQuery e React. O curso é todo interativo, todo prático, cada lição tem um exercício que tem que ser completado para passar para a próxima fase. E tem muitos desafios de algoritmos, ótimo pra quem gosta de praticar muito. Recomendo!

Youtube – Existem cursos maravilhosos de JavaScript no Youtube! Vou citar aqui alguns dos que eu tenho nos meus bookmarks, que me foram bem recomendados:


Cursos pagos, exclusivos de JavaScript:

Curso Javascript Ninja – É um curso muito bom e didático – e bem completo. Tem exercícios a cada seção e um projeto final. Tem um repositório no GitHub para debater e tirar todas as dúvidas. O curso tem uma super campanha de incentivo para mulheres cis e trans, em parceria com a comunidade Front Ladies ABC. Caso você tenha interesse no curso, manda mensagem na fanpage da comunidade, que elas te enviam o cupom de desconto.

Javascript com TDD na prática – Este é um curso que vai mais além, ele ensina como criar uma boa estrutura para um projeto JavaScript, além de boas práticas. Ele vai utilizar as principais ferramentas de testes do mercado. Tem um grupo no Slack para tirar todas as dúvidas. Está tendo uma promoção de lançamento do curso na plataforma Udemy, então dá uma olhada aqui neste post e pague o curso com um bom desconto!


Sites pagos, em português, com cursos de diversas linguagens e ferramentas, além do JavaScript:

Alura – Escola online com diversos cursos na área de TI.

School of Net – Escola online com diversos cursos na área de TI.

TreinaWeb – Escola online com diversos cursos na área de desenvolvimento web, desktop, mobile e de edição de foto e vídeo.


Sites com cursos pagos e gratuitos, em inglês, com diversas linguagens e ferramentas, além do JavaScript:

Udacity – Tem vários cursos gratuitos muito bons. Somente os nanodegrees são pagos, mas se você estiver disposto a investir, vale a pena! Os nanodegrees são cursos completos em uma área específica, geralmente em parceria com grandes empresas como Google, GitHub e Facebook, só para citar algumas. São cursos práticos, com projetos para você completar e com certificado no final.

Codecademy – Foi o primeiro curso de JavaScript que eu fiz. Na época que eu fiz ainda era todo gratuito – agora tem alguns desafios e projetos, dentro de cada seção, que são pagos. É um curso razoavelmente curto, dá pra entender bem os conceitos básicos da linguagem. Também é todo interativo e prático, cada lição tem um exercício que tem que ser completado para passar para a próxima.

Code School – Esse curso tem poucas lições gratuitas, geralmente somente as introdutórias. Mas, para quem quer fazer outros cursos, de outras linguagens, pode valer a pena virar PRO, pois a lista de cursos lá é bem interessante. Também é todo interativo e prático – cada lição tem um exercício que tem que ser completado para passar para a próxima.

Frontend Masters – Portal totalmente dedicado a cursos na área de desenvolvimento front-end.

Pluralsight – Site com centenas de cursos nas áreas de TI e Business. Tem cursos iniciantes, intermediários e avançados.

Egghead – Site com muitos cursos na área de TI. Alguns cursos, quando lançados, ficam gratuitos por um tempinho, então cadastre-se lá para receber essas novidades.

Udemy – Neste site há centenas de cursos, que são vendidos individualmente. Tem que ficar de olho, de vez em quando, surgem promoções de quase todos os cursos por 25 reais. Tem cursos bem completos, com a construção de projetos. É sempre bom olhar bem a grade do curso e os comentários antes de comprar algum, mas eu recomendo. Já comprei vários.


Bom, acredito que possam existir mais cursos bons por aí, então, quem quiser deixar sua contribuição nos comentários, será muito bem-vinda!


BrazilJS é uma iniciativa NASC