Playlist Carnaval 2018

Em:

E chegou o Carnaval 2018!
Seguindo a tradição, estamos trazendo uma playlist de vídeos para aquelas pessoas que preferem ficar em casa durante a grande festa do ano 🙂
2017 foi um ano cheio de conteúdo por aqui, então vamos conferir alguns destaques.

JS && Matemática

O Rafael Specht nos mostrou o quanto a matemática se faz presente no nosso dia-a-dia e como podemos criar exemplos e interações usando as APIs do browser!
Desde Canvas até WebGL passando por animações de CSS entenda como conhecer senos e cossenos são importantes!

Meteor: Desenvolvimento de App com JS

A Débora Duarte falou sobre desenvolvimento de Apps com o Meteor.
Nessa palestra ela responde algumas perguntas: Quais são as vantagens e desvantagens versus desenvolver Apps nativos? Quando utilizar Meteor? Como o framework funciona? Seria esse o futuro do desenvolvimento mobile?

Como ser um bom dev front-end em 2017

O Jaydson Gomes aborda o ecossistema FrontEnd.
Como se manter atualizado e relevante em um ambiente tão volátil?
Como ser um bom desenvolvedor FrontEnd?
Nesta palestra Jaydson mostra sua visão do mundo FrontEnd e o que é necessário para se tornar um bom desenvolvedor FrontEnd.

O fim da Internet

André Stalz abriu a BrazilJS Conf 2017 com uma palestra incrível.
Nenhuma tecnologia desaparece da noite pro dia. Assim como o telefone fixo e o Flash, tecnologias sofrem uma gradual redução de uso que pode durar anos ou décadas até desaparecerem completamente. Os primeiros sinais do fim da internet original, aberta e decentralizada, já estão surgindo. Nesta palestra você vai descobrir quais são esses sinais, o que vai acontecer nos próximos anos, e como uma alternativa à internet está sendo criada, usando apenas JavaScript.

Machine Learning como ferramenta de personalização

A Isabella Silveira subiu no palco da BrazilJS Conf 2018 para falar sobre um tema super legal: Machine Learning!
Pense em um mundo perfeito onde cada usuário tem uma experiência totalmente única e customizada para o seu próprio perfil; desde publicidade até conteúdo. Tão personalizada que a própria aplicação sabe das suas necessidades e objetivos a ponto de otimizar o tempo de navegação e taxa de conversão em sites de e-commerce. Impossível? Absolutamente não. Descubra como criar aplicações direcionadas a cada perfil de usuário de forma automatizada e, o melhor de tudo, usando nosso tão adorado Node.js.

ECMAScript 7

A Fernanda Bernardo falou sobre as novas especificações do JavaScript.
Ainda estamos nos adaptando ao ECMAScript 6, mas antes mesmo dele ser lançado, novas especificações já estavam sendo propostas para o ECMAScript 7. Algumas das features mais comentadas são: async generators, object observe, typed objects entre outros. Nessa palestra mostrarei como cada uma delas funciona.

Package Quest: The journey of a package

O Jeffrey Lembeck, do npm, fez uma palestra muito divertida na BrazilJS Conf 2018.
Já se perguntou o que acontece quando você faz `npm install` algo? Siga uma odisseia através dos fios, pois nosso herói cliente embarca em uma aventura para lhe oferecer o software que você precisa, quando você pede. Após esta palestra, você terá uma melhor compreensão do curso que um pacote faz – ajudando você a entender a arquitetura que funciona em escala, além de ser capaz de solucionar os problemas de instalação de pacotes.

How to be a compiler

A Mariko Kosaka, do Google, nos ensinou que aprender uma nova linguagem é como treinar o seu cérebro a ser um compilador.
Mas o que um compilador faz? e como nós podemos fazer um? Vamos escrever um pequeno compilador juntos. Assim que você escrever um compilador, você não somente entenderá como o seu código JavaScript funciona por debaixo dos panos, mas também será melhor em fazer um ambiente inclusivo para pessoas que estão aprendendo uma linguagem diferente.

Fazendo drinks com JavaScript

Nessa palestra o André Garzia mostrou o caminho das pedras para a utilização de JS em placas de prototipação de baixo custo para o desenvolvimento de aplicações para a IoT.
Ele apresentou um projeto prático de uma máquina de criação de drinks que mistura os ingredientes e entrega coquetéis a partir de uma web app.
Foi muito legal!

JavaScript gives you superpowers, use them

Para fechar a lista, não poderíamos deixar de fora a palestra do Guilherme Souza, que fechou a BrazilJS Conf 2018.
Hoje a comunidade JavaScript é a mais poderosa dentre as comunidades de código aberto. Nós rodamos JS em hardware, em server-side, em client-side, e pasmem, além de tudo, JS ainda roda no Browser. Isso dá ao desenvolvedor JavaScript um alto poder de prototipagem, criação e empreendedorismo, nós deveríamos estar virando uma comunidade Maker, que desenvolve soluções para o mundo, basta pararmos de olhar para dentro, e começarmos a olhar para fora.

Um ótimo Carnaval para todos!

É isso pessoal! Desejamos um ótimo Carnaval para toda a comunidade!
Temos muito conteúdo ainda aqui pelo portal e lá no nosso YouTube. Ainda não é inscrito? Se inscreva e fique por dentro de tudo que rola no mundo da tecnologia o ano todo!
Siga a BrazilJS nas redes sociais também para ficar sempre atualizado: Twitter, Instagram e Facebook.
E claro, se inscreva na nossa Newsletter semanal!

  • GitHub libera 3TB de dados sobre projetos open-source

    Em parceria com o Google, o GitHub anunciou o lançamento de uma coleção incrível de dados sobre projetos open-source. Os mais de 3TB (terabytes) contêm dados de mais de 2.8 milhões de projetos, incluindo mais de 145 milhões de commits únicos. E o mais legal, tudo isso está disponível no BigQuery, um serviço de banco […]

  • Como saber o ponto mais crítico do meu código e como otimizá-lo?

    Muitos desenvolvedores devem se perguntar isso, além de se questionarem em relação à performance e sobre os custos de seu código.

  • HyperTerm agora é Hyper.app

    O time da Zeit anunciou na última semana uma mudança no terminal JS/HTML/CSS desenvolvido pela empresa. O HyperTerm agora é Hyper.app. Guillermo Rauch, um dos fundadores da empresa, comentou que o projeto iniciou apenas como um experimento e se tornou um dos projetos mais populares no GitHub neste ano, com mais de 9.000 estrelas. O […]

Patrocinadores BrazilJS

Bronze

BrazilJS® é uma iniciativa NASC.