Acessibilidade é sempre um assunto recorrente em eventos de tecnologias Web. A BrazilJS Conf já contou por diversas vezes com palestras relacionadas ao assunto. Em 2015 por exemplo, o Reinaldo Ferraz apresentou a excelente “A saga dos 12 tópicos de acessibilidade”.

Por mais importante que o tópico seja, infelizmente ainda não vivemos em uma realidade madura, onde todos desenvolvedores e empresas pensam em Acessibilidade na hora de desenvolver um website, uma aplicação na Web, etc.

Segundo o Ceweb, no Brasil, cerca de 24% da população possui algum tipo de deficiência, e esse percentual representa 45,6 milhões de pessoas. É um número realmente expressivo.

Mas como podemos conscientizar empresas privadas, orgãos do governo e desenvolvedores? Iniciativas como “Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web” são essenciais e cumprem um papel importante nessa luta de conscientização.

Sobre o prêmio

Acessibilidade na web é uma premissa básica para as metas do W3C: Uma web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável. Há mais de dez anos o W3C desenvolve diretrizes de acessibilidade. Essas diretrizes são técnicas que devem ser aplicadas em websites para que as barreiras de acesso sejam eliminadas ou reduzidas. Essas técnicas permitem que navegadores e tecnologias assistivas (como leitores de tela) compreendam a página de forma adequada e apresentem ao usuário um resultado claro, inteligível e sem barreiras. A partir desse cenário, o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web vai realizar em conjunto com o W3C Brasil, por determinação do Comitê Gestor da Internet, a quarta edição do Prêmio Nacional de Acessibilidade na Web. Saiba mais sobre o prêmio no site oficial: http://premio.ceweb.br/

Mas o meu site não é 100% acessível

O Reinaldo Ferraz elaborou uma série de perguntas e respostas para questões relacionadas a competição neste post no Tableless: http://tableless.com.br/por-que-inscrever-seu-site-no-premio-de-acessibilidade/ Em resumo, sim, você pode participar e você tem chances de ganhar! Não é preciso que o seu site esteja 100% acessível e o mais legal: Ao participar, o seu site será avaliado por especialistas, e isso quer dizer que no final você ainda vai receber um relatório que irá te ajudar a melhorar ainda mais o seu site.

Mas e o prêmio?

Obviamente o objetivo maior é promover e conscientizar, mas saiba que caso você ganhe, o prêmio é muito bacana! Além de participar da cerimônia de premiação, o vencedor leva pra casa prêmio de R$ 5.000,00 e um troféu de melhor projeto Web do ano.

As inscrições foram prorrogadas até o dia 09/06/2016, então corre lá e faz logo a tua inscrição (gratuita): http://premio.ceweb.br/inscricoes/

Autor(a)

  Posts