Programa de afiliados BrazilJS

Cofundador da @BrazilJS e da @NascHQ, Software developer e autor/editor no portal BrazilJS.

Histórico

Em 2011, ano em que aconteceu a primeira edição da BrazilJS Conf, não existiam eventos focados em JavaScript e em tecnologias Front-end no Brasil. Obviamente, desde antes disso, o JavaScript e tecnologias relacionadas começaram a ser “levados mais a sério” por todos, levando o desenvolvimento Web para um outro patamar. Após a segunda edição do evento em 2012, que contou com 1000 participantes, a BrazilJS Conf se consolidou como principal evento JavaScript do Brasil, como um dos principais eventos de tecnologia do Brasil e nos auto-intitulamos “A maior conferência JavaScript do mundo”. Esse título “presunçoso”, é pelo simples fato de nenhuma conferência JavaScript no mundo inteiro conseguir reunir tantas pessoas como a BrazilJS Conf consegue. Em 2015, o evento contou com mais de 1300 pessoas. De 2012 até agora outros eventos começaram a surgir, e em 2015 aconteceram aproximadamente 40 eventos regionais relacionados a Front-end no Brasil, sem contar com meetups e outros encontros. Isso mostra um pouco do quanto a comunidade Front-end no Brasil cresceu, amadureceu e se profissionalizou.

O problema

Esses 40 eventos aconteceram graças ao esforço e dedicação dos organizadores locais. Mas infelizmente, muitas vezes esses organizadores acabam investimento tempo e dinheiro em algo que acaba dando prejuízo. Realizar um evento não é uma tarefa fácil. Correr atrás de patrocinadores, fornecedores, palestrantes, e toda a logística envolvida é um trabalho pesado. Por muitas vezes eventos deixam de acontecer por falta de incentivo na região, por falta de patrocinadores e por n motivos variados. Mesmo com todas as adversidades, os organizadores continuam fazendo seus eventos por um simples motivo: A gratificação no final sempre vale a pena. Realizar um evento abre muitas portas para todos os envolvidos, muda o mercado, muda a vida das pessoas.

A BrazilJS quer ajudar

Durante anos passamos pelos mesmos problemas citados acima na BrazilJS Conf e em outros eventos regionais e sentimos na pele a dor dos organizadores. Indo agora para o 6º ano consecutivo da BrazilJS Conf a situaçãó é muito melhor do que já foi um dia. Nossa relação com a comunidade é extremamente boa e nossa relação com os patrocinadores também. E isso se deve ao trabalho duro dos últimos 5 anos. Chegou a hora de contribuir ainda mais com a comunidade Front-end no Brasil. Em 2016 estamos iniciando o projeto que chamamos de “Programa de Afiliados BrazilJS”.

Programa de Afiliados

O programa de afiliados BrazilJS tem um objetivo simples: Fomentar ainda mais as tecnologias Front-end no Brasil. E como faremos isso? Trabalhando diretamente com os organizadores de eventos, fornecendo consultoria na concepção, organização e realização. Mas isso não é o suficiente. O BrazilJS irá contribuir financeiramente, fazendo com que o organizador foque na organização do evento, sem a preocupação financeira. Além disso, o BrazilJS irá contribuir com uma série de benefícios que ajudarão a tornar a experiência do evento ainda melhor. Todo evento precisa de crachá, certo? Adesivos são sempre legais também! Camisetas para sortear para os participantes? Boom! Tudo isso será distribuído para todos os eventos afiliados. Legal né? Mas não pararmos por aí. Este é apenas o primeiro passo.

A lista atual de benefícios para os eventos afiliados:

  • Apoio financeiro para a realização do evento (variável de acordo com o teto anual)
  • Divulgação nos canais do BrazilJS
  • Possibilidade de envio de itens para o evento, como crachás, adesivos, camisetas, etc
  • Consultoria na organização do evento
  • Acesso a potenciais palestrantes sugeridos pelas empresas afiliadas
  • Selo de qualidade BrazilJS
  • Acesso a serviços e produtos BrazilJS (taxas especiais, sistemas de administração, etc)
  • Redução de burocracia e impostos
  • Fazer parte da rede de afiliados BrazilJS

Futuro

Nossa missão está apenas começando. Mais benefícios estão por vir! Estamos trabalhando juntamente com os patrocinadores para conseguir cada vez mais itens que possam ajudar os eventos regionais. 2016 é início de um projeto ambicioso, e contamos com a ajuda da comunidade e dos organizadores do evento para tornar isso realidade.

Faça parte

Você já é um organizador? Cadastra-se e faça parte do programa! Você quer ser um organizador? Sente a falta de um evento na sua região? Entre em contato conosco! Faremos o possível para tornar isso realidade. Trabalhando juntos construiremos uma comunidade ainda mais rica de eventos legais para todos.


BrazilJS é uma iniciativa NASC