Você sabia que oferecer opções para customizar a quantidade e a disposição de elementos na página e permitir personalizar as funcionalidades é interessante para tornar o site mais inclusivo a pessoas com Autismo?

O projeto GAIA é um conjunto de recomendações para ajudar desenvolvedores de softwares e educadores digitais a entender melhor como desenvolver websites mais adequados às necessidades de crianças autistas com foco no uso de dispositivos multitoque.

O GAIA é um projeto incrível criado pela Talita Pagani durante o seu mestrado.

Mais sobre o projeto:

O nome do projeto é uma sigla para Guidelines for Accessible Interfaces for people with Autism ou Guia de Acessibilidade de Interfaces Web com foco em aspectos do Autismo.

Algumas recomendações podem apresentar mais detalhes técnicos, mas a intenção é que a maioria das recomendações possam ser utilizadas por pessoas não especializadas em tecnologia mas que estejam envolvidas com a projetos de educação digital para pessoas com Autismo.

A intenção é que o GAIA seja útil para:

  • Dar um material de apoio para que as pessoas consigam desenvolver sites e aplicativos adequados ás necessidades de crianças com Autismo;
  • Definir o que funciona ou não para as pessoas com autismo quanto à utilização de tecnologias voltadas para web;
  • Construir um repositório de boas práticas e orientações para o projeto de interfaces web com foco nas necessidades da pessoa com autismo;
  • Complementar materiais já existentes sobre acessibilidade web para pessoas com deficiência cognitiva ou neuronal adicionando técnicas relacionadas ao TEA;

A Talita já vem falando sobre acessibilidade faz tempo. Em 2016 ela deu a palestra “Acessibilidade Web Cognitiva” na BrazilJS Conf.

Deficiências cognitivas, neuronais ou de aprendizagem ainda são pouco conhecidas pelos desenvolvedores; conhecemos pouco sobre essas deficiências e como fazer uma web mais inclusiva para estas pessoas, mesmo porque essas deficiências são desafiadoras. Com isso, tem surgido a área de Acessibilidade Web Cognitiva, para preencher esta lacuna e dar um boost no que sabemos sobre o assunto. Nesta palestra, Talita mostra alguns princípios de Acessibilidade Web Cognitiva para aumentar seu XP sobre acessibilidade e upar o seu char como developer.

Autor(a)

Time de redação de conteúdos exclusivos da BrazilJS.
É um time diverso, focado e dedicado a trazer o melhor do mundo da Tecnologia e Desenvolvimento Web com a curadoria BrazilJS.