Sons para focar no trabalho

Em:

Vivemos na era da informação e da distração. É tanto conteúdo para se consumir que, em alguns momentos, é fácil perder o foco. Eu, pessoalmente, gosto mesmo é de ouvir música enquanto trabalho. Sendo mais preciso, um bom e velho Rock ‘n Roll. Mas existem algumas alternativas interessantes para quem não gosta ou não consegue ouvir música enquanto trabalha. Na última semana, surgiram várias dicas interessantes no Slack do BrazilJS, como o https://coffitivity.com, o https://www.noisli.com e o http://www.rainymood.com. Outra opção muito criativa surgiu recentemente, o GitHub Audio. Vamos dar uma olhada em cada um para ver suas funcionalidades e objetivos:

GitHub Audio

Sudhanshu Mishra, um desenvolvedor indiano, usou a criatividade e o poder das APIs do GitHub para construir esse incrível website. O GitHub Audio simula uma orquestra no navegador, mas o mais legal é que o som é baseado em commits no GitHub em real-time. Testei aqui e o som é bem leve e hipnotizante. Confere no vídeo abaixo ou diretamente no site. Se este for o tipo de som que te ajuda na concentração, o GitHub Audio é uma boa pedida.

Coffitivity

O Coffitivity é bem legal para quem gosta de um ambiente com ruídos de outras pessoas. Neste site, é possível simular o som de cafeterias, restaurantes e campus de universidades. Deixei o site aberto por alguns minutos e realmente me ajudou na concentração, porém, fiquei com vontade de tomar café :p Confere no vídeo abaixo ou diretamente no site. Se você prefere ruídos para melhorar sua concentração, o Coffitivity é para você.

Noisli

O Noisli possui algumas funcionalidades bem interessantes que prometem ajudar a bloquear ruídos irritantes, aumentar a produtividade e reduzir o estresse. O site é muito legal e possibilita a configuração de vários sons da natureza. Por exemplo, podemos definir um dia de chuva com bastante vento e trovoadas. Ainda é possível controlar a intensidade de cada elemento, como aumentar a força da chuva, etc. De fato, o site ajuda na concentração, mas cuidado para não dormir. Deixei uma chuva de leve aqui e quase peguei no sono :p Confere no vídeo abaixo ou diretamente no site. Se você é do tipo que gosta de sons da natureza para melhorar sua concentração, o Noisli é a ferramenta ideal.

Rainymood

O Rainymood oferece apenas o som de chuva para melhorar a concentração. O site (existem apps também) oferece uma combinação de chuva com alguma música do dia no YouTube. O legal é que a música é escolhida pela própria equipe do Rainymood, então é sempre algo com o objetivo de ficar em sintonia com a chuva e proporcionar uma melhor concentração. O Rainymood é um dos sites/apps mais populares com esse objetivo e possui um grande número de usuários. Confere no vídeo abaixo ou diretamente no site/app. Se você é do tipo que gosta do som da chuva e, ocasionalmente, uma música calma para melhorar sua concentração, fique com o Rainymood.

https://www.youtube.com/watch?v=bBGD3-PmMXs
Outra solução sugerida pelo pessoal no Slack foi sintonizar em uma playlist do Spotify, ou qualquer outro serviço de stream, que tenha como objetivo ajudar no foco.

Conclusão

É isso pessoal, espero que a lista seja útil para vocês. Ter alternativas e ferramentas que nos ajudem a focar no código e no trabalho é sempre bom. Obviamente, cada pessoa possui seu gosto individual e formas de concentração, mas não custa tentar, não é? Eu mesmo que prefiro ouvir Rock, acabei testando e gostando de alguns sites da lista.

Links úteis e referências

GitHub Audio Coffitivity Noisli Rainymood This site tracks events across GitHub to generate calming work music

  • As IDs dos vídeos do YouTube podem acabar?

    Tecnicamente, sim. Na prática, não. É o que prova Tom Scott, no vídeo onde aborta o assunto do nosso título. É de fato intrigante. Ao olhar para a URL de um vídeo do YouTube, você programador, nunca pensou a respeito? O identificador único do vídeo possui apenas 11 caracteres. Com a quantidade absurda de vídeos […]

  • Criando um tema para o Hyperterm

    O Hyperterm é um terminal desenvolvido com JavaScript/HTML/CSS, ou seja, baseado em padrões Web. O objetivo do projeto, crido pelo pessoal da Zeit, é criar uma experiência bonita e extensível para a interface de linha de comando. Inicialmente o projeto apenas funcionava no macOS, mas agora já está disponível para Linux (para Windows deve sair […]

  • No mar de libs e frameworks: conhecendo o Vue.js – Parte II

    Segunda parte do artigo falando sobre a biblioteca Vue.js

Patrocinadores BrazilJS

Gold

Silver

Bronze

Apoio

BrazilJS® é uma iniciativa NASC.     Hosted by Getup