[ Sorocaba ]

BrazilJS On the road Sorocaba

Facens - Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - Sorocaba

09 de Junho Facens - Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425 - Sorocaba

Palestrantes

  • Eduardo Matos

    GetNinjas

    O Edu é programador, músico e um dos apresentadores do podcast DEVNAESTRADA e desta edição, fará as honras apresentando o evento.

  • Keynote

    Isa Silveira

    Work&Co

    Open source cheerleader, machine learning enthusiast, dog person, maker of codes @workandco

  • Talysson

    Talysson de Oliveira

    Codeminer42

    Interessado em JavaScript, NodeJS, React e arquiteturas de aplicações web. Tentando mostrar ao mundo que o JavaScript vive novos tempos.

  • Dayany

    Dayany Espindola

    Thoughtworks

    Fascinada por tecnologia e o seu poder de desenvolver a sociedade. Apaixonada por web, MPB e visualização de dados.

  • Keynote

    Breno Freitas

    Shopify

    A computer scientist, mathematics aficionado, web enthusiast and talkative thinker

  • Caique

    Caique Mitsuoka

    Plataformatec

    Duas fitas duplas de DNA, 46 cronomossomos e 22 testes falhando.
    Densenvolvedor na Plataformatec, fica ouriçadinho por novas tecnologias.
    Atualmente estuda Elixir, concorrência e programação funcional.

  • Miguel Soares

    Miguel Soares

    Freelancer / Codamos.club

    Desenvolvedora Front-end e entusiasta de desenvolvimento de games. Trabalhou como instrutora de programação pela ONG Recode em 2017 e Desenvolvedora Front-end na Crebit. Atualmente, continua com a vida de freelancer e contribui para projetos open source no Brasil. É voluntária no Codamos (http://codamos.club), um projeto que acredita na importância da diversidade em TI e divulga eventos das comunidades brasileiras.

  • João Cunha

    Lila

    Construiu seu primeiro site em 1996 e não parou mais. Foi Tech Lead em Dubai no Dubizzle / OLX, lançou o Wepul com amigos, foi Front-End no FetLife do Canadá e viveu um ano como nômade digital. 25 países depois, voltou ao Brasil e fundou o Lila, uma plataforma de gestão para profissionais de beleza.

  • Vanessa

    Vanessa Tonini

    Caelum

    Instrutora na Caelum, desenvolvedora frontend e agile coach. Atua na área de desenvolvimento para Web há quase 10 anos, e é estudante no mestrado em Ciência da Computação na USP. É uma das coordenadoras do coletivo hacker feminista Marialab, no qual organiza eventos, oficinas e palestras.

  • Carolina
    Keynote

    Carolina Pascale

    Cubo

    Bacharel em Ciência da Computação (UFSCar). Trabalho com desenvolvimento web há pouco mais de 1 ano, e sou uma das organizadoras do Rails Girls Sorocaba. Meu objetivo é provar que programação é para todos. Amo café e viagens!

  • Sergio
    Keynote

    Sergio Ramos

    Accenture

    Tenho 53 anos, sou consultor na Accenture Do Brasil. Sou cego e já ocupei diversos cargos na área de TI, desde programador, analista de sistemas, consultor e líder de projetos.

  • Cynthia Zanoni

    Microsoft

    Full Stack Developer, Líder de Programas para Comunidades Técnicas da Microsoft, trabalhando para apoiar desenvolvedores para construir projetos épicos com tecnologias Open Source na América Latina. É, também, fundadora do WoMakersCode, uma organização sem fins lucrativos, com a missão de apoiar o protagonismo feminino na tecnologia.

Programação

09 de Junho

  • Abertura

  • keynote

    No processo de implementação de uma nova aplicação, nós engenheiros estamos acostumados a considerar muitos problemas que os usuários podem vir a ter enquanto usam nosso app ou site: compatibilidade cross browser, acessibilidade e responsividade são algumas das preocupações que estão sempre na nossa cabeça, mas será que estamos mesmo construindo aplicações para todos? O Brasil tem uma população de mais de 207 milhões de pessoas e só 37,9% tem acesso a celulares com rede LTE, a maioria ainda usa 3G e até GSM. Dados móveis são caros, assim como a maior parte dos smartphones mais modernos, o que torna toda a experiência digital inviável. Mas calma! Há uma luz no fim do mundo. Ao otimizar a performance dos nossos produtos digitais, podemos atender a esses usuários e acabar alcançando uma experiência melhor para todos. Nessa talk, eu falarei sobre a minha experiência com otimização de performance, melhores práticas que você poderá usar em seus próprios projetos e alguns desafios que cidadãos de países subdesenvolvidos e emergentes ainda encontram.
    Isa Silveira
  • Saiba como organizar sua aplicação mantendo a separação de conceitos com um arquitetura baseada em camadas como uma lasanha, para evitar código spaghetti.
    Talysson de Oliveira
  • Coffee-break

  • O objetivo dessa apresentação é mostrar a evolução da Javascript nos últimos anos e a modernização do ecossistema ao redor dela. Assim, vamos desde uma página HTML simples, sem ferramentas e com CSS e JS direto na página, até os dias atuais passando pelas ferramentas existentes e os problemas que elas resolvem. No fim desse encontro, nomes como npm, Webpack, Babel, Grunt, Gulp, Yarn e a motivação para a criação de cada ferramenta ficará menos mística.
    Dayany Espindola
  • "Como você foi parar em Dubai?" é uma pergunta recorrente quando me apresento nos eventos de tecnologia. Vou passar um pouco da minha trajetória e como algumas escolhas impactaram minha carreira de desenvolvedor e me levaram para mais de 20 países.
    João Cunha
  • Vamos falar sobre tudo o que você precisa saber sobre design de experiência e como utilizar seus conhecimentos em Node.js para desenvolver bots com inteligência artificial.
    Cynthia Zanoni
  • Almoço

  • Eu queria acender a luz do meu quarto, mas eu já estava deitado...🤔. Um Raspberry Pi e uma compra de eletrônicos depois eu resolvi meu problema. Um pouco da minha experiência nessa empreitada e os desafios que encontrei.
    Caique Mitsuoka
  • Nessa palestra irei apresentar questões importantes quanto a animações CSS e JS no Desenvolvimento Front-end. Quais suas principais diferenças em questão de estabilidade e performance nas páginas web e o porquê de usar animações JS.
    Miguel Soares
  • Vamos aprender como criar rapidamente um projeto que funciona, e explorando um pouco mais as funcionalidades da ferramenta de linha de comando do Angular, entender como usá-la para criar componentes e seus testes automatizados.
    Vanessa Tonini
  • keynote

    A Shopify é uma empresa de vendas pela web originada em 2004 que possui mais de 500 mil mercadores utilizando a plataforma todos os dias, portanto, a experiência dos mercadores é parte fundamental do sistema. Nos últimos anos, a Shopify tem investido em técnicas de Aprendizado de Máquina com foco em reduzir o trabalho dos mercadores ao utilizar a plataforma, melhorando assim, a experiência dos usuários no sistema. Essa talk tem por objetivo explorar diferentes técnicas de Aprendizado de Máquina que podem ser aplicadas em diferentes contextos para a melhoria de um sistema web.
    Breno Freitas
  • Coffee-break

  • keynote

    A proposta desta palestra é discutir as vantagens e desvantagens que os times se deparam ao adotar a arquitetura de Serverless para desenvolvimento de uma API, em um case real de utilização. Sobre o serverless, discutiremos o que é, onde é usado, restrições, performance, como arquiteturar e outros fatores que envolvem a adoção deste. O objetivo é demonstrar um panorama dos benefícios e obstáculos que encontramos ao escolher uma arquitetura em constante desenvolvimento.
    Carolina Pascale
  • keynote

    Pretendo falar como cegos começaram na área de TI, como programavam, como se tornaram analistas, como se tornaram gestores de projetos, o que tinhamos e o que temos de tecnologia assistiva e apoios.
    Sergio Ramos
  • Encerramento


BrazilJS é uma iniciativa NASC