Código de Conduta BrazilJS 2016
Este é o 6º ano consecutivo em que organizamos a BrazilJS Conf. Tem sido uma jornada incrível, muito aprendizado e muito trabalho. Nós, como organização, consideramos que a maturidade foi atingida e a cada ano melhoramos e profissionalizamos ainda mais o evento.
Porém, alguns pontos são delicados e ainda estamos no processo de achar a melhor forma de agir com certas situações. O código de conduta é peça fundamental para que o evento proporcione um ambiente seguro e agradável para todos. Desde 2014 a BrazilJS Conf adota e incentiva o cumprimento do código de conduta.
Infelizmente, no último ano tivemos um caso de possível violação do código de conduta do evento. O caso só chegou para nós após o evento, como relatamos aqui no Blog. Desde então, a comunidade cobra, e com razão, uma posição da organização do evento sobre o acontecido. Nossa resposta e atitude para o caso engloba os seguintes itens:
1. Melhoria no código de conduta atual (ainda em processo)
Juntamente com a nossa assessoria jurídica, estamos alterando os pontos necessários no código de conduta atual. Com o amparo jurídico pretendemos tornar o código de conduta da BrazilJS Conf ainda mais efetivo, visando sempre o melhor ambiente para todos.
2. Melhoria na comunicação com a comunidade
Desde agora (6 meses antes do evento) estamos criando ações e comunicando a comunidade sobre a existência e importância do código de conduta. Além disso, durante o evento a comunicação terá um papel importante. Planejamos ter banners, cartazes, slides no telão e lembretes sobre o assunto.
3. Amparo jurídico na elaboração do código de conduta
Veja o item 1.
4. Amparo jurídico pré, pós e durante o evento
Desde já estamos trabalhando com amparo jurídico. A nossa assessoria jurídica estará presente na BrazilJS Conf durante os 2 dias de evento. A assessoria ficará disponível para todos os participantes tirarem dúvidas, relatar quebra de código de conduta ou qualquer outra situação desconfortável.
Em casos extremos, o descumprimento do código de conduta resultará na expulsão do participante do evento. Mas o principal objetivo aqui é a conscientização, visando sempre um ambiente seguro, saudável e tranquilo para todos.
Precisamos levar a sério (como comunidade e como cidadãos) este assunto. Nenhuma atitude duvidosa e de passível entendimento como quebra do código de conduta BrazilJS será tolerada. Já está em vigor em todos os nossos canais (Twitter, Facebook, GitHub, Portal, YouTube) o monitoramento de possíveis quebras do código de conduta. Este monitoramento proativo tem como objetivo identificar e alertar membros da comunidade sobre a existência do código de conduta.
Concluindo, com essa ação esperamos acabar de fato com qualquer situação desconfortável no evento. Queremos um evento livre de assédio para todos, independentemente do sexo, identidade de gênero e expressão, idade, orientação sexual, deficiência, aparência física, tamanho corporal, cor de pele, etnia, religião (ou falta dela), orientação política ou escolhas tecnológicas. E isso só depende de nós mesmos, não é mesmo?
Nosso jurídico já está disponível para a comunidade a partir de agora. Qualquer dúvida entre em contato pelo email: juridico@nasc.io. Sinta-se livre para também tirar suas dúvidas ou enviar sugestões diretamente para os organizadores: Jaydson Gomes - jaydson@nasc.io Felipe Nascimento - felipe@nasc.io
Que em 2016 não sejamos apenas a maior conferência JavaScript do mundo, mas também a conferência mais inclusiva, segura e tranquila :)