Deep TabNine usa inteligência artificial para prever códigos e sugerir a desenvolvedores
A inteligência artificial tem sido usada com cada vez mais frequência em ferramentas das ciências da computação. Uma das novidades recentes com essa tecnologia é o Deep TabNine, uma solução voltada a quem trabalha com desenvolvimento e programação. Trata-se de um recurso capaz de autocompletar trechos de codificação. É só instalar o programa e ele passa a sugerir como continuar cada linha de comando, oferecendo pequenos pedaços de cada vez. Mais ou menos como tem feito o Google no Gmail ao oferecer sugestões de frases quando estamos escrevendo.
Conforme o Jaydson Gomes aqui da BrazilJS, o Deep TabNine dá exemplos da praticidade do programa:
— Quem faz um código, por exemplo, em JavaScript, e está desenvolvendo alguma coisa que usa matemática, muito provavelmente o editor vai começar a sugerir métodos e chamadas de função relacionados ao que se tem disponível de matemática dentro do JavaScript. Isso abre um leque de possibilidades que a gente pode explorar muito no futuro. E provavelmente a gente vai ver editores trazendo essas funcionalidades de inteligência artificial para dentro dos seus próprios editores.
A ideia do Deep TabNine é prever cada token, considerando os que vieram antes dele. Para atingir esse objetivo, ele aprende comportamentos complexos.
O estudante de ciência da computação da Universidade de Waterloo Jacob Jackson, que criou o Deep TabNine, afirma que esse tipo de software não é novo, mas que o aprendizado de máquina melhorou consideravelmente o que ele pode oferecer.
A maioria dos preenchimentos automáticos leva em conta o que o usuário já escreveu, em código, como se você trabalhasse nas etapas de uma fórmula matemática.
Por comparação, o Deep TabNine depende da capacidade do aprendizado da máquina em encontrar padrões estatísticos e dados para criar hipóteses.
Jaydson pontua que o soluções como o Deep TabNine geram curiosidade sobre o futuro da programação.
— Estou bem ansioso para ver como será o futuro da programação. Será que a gente vai ficar na dependência de ter uma pessoa digitando? — questiona.
Um porém: o Deep TabNine exige bastante dos computadores.