Receitinha básica para fazer um app em 1 dia
É possível fazer um aplicativo dispondo de pouco tempo e nenhum dinheiro. Isso é o que garante o e-book “Como fazer um App em 1 dia!”, lançado por Alinne Oliveira, com design de Amanda Costa. A autora apresenta a obra como uma receitinha básica, com ferramentas práticas que ajudam a publicar um aplicativo mínimo, que pode ser feito por apenas uma pessoa em algumas horas.
É tão simples que não precisa nem sair do navegador. Com arquitetura shell free, a tarefa não utiliza linhas de comando.
Será preciso ter cadastro no GitHub, Gitpod, Heroku e MongoDB – e noções bem básicas de Python e programação.
Com linguagem simples e objetiva, a publicação guia o leitor por um passo a passo que começa indo ao GitHub para importar um repositório que servirá de base, com a estrutura de arquivos necessários para seguir o tutorial.
Já o Gitpod é o editor on-line que se comunica com o GitHub. É por lá que o aluno-leitor vai promover algumas alterações. A escolha para o backend foi pelo Python, por ser uma das linguagens mais utilizadas e simples para começar.
Existe um projeto de exemplo no GitHub para acompanhar o desenvolvimento. Mas, para fins didáticos, tudo é repassado arquivo por arquivo.
Para o frontend, a orientação é que seja feito da forma mais simples possível, com o mínimo de telas necessário para a existência do app. O objetivo é que depois cada um siga seus próprios passos para incrementar, sempre aprendendo algo novo.
Alinne explica no e-book que escolheu o Heroku para hospedar e rodar o app porque é uma excelente opção de nuvem para começar a programar para web. É um gerenciador automático com ambiente completo, servidores de aplicação previamente instalados e compatíveis com diferentes linguagens de programação e infraestrutura (incluindo Python, claro).
Chama atenção que além de mostrar cada degrau, a autora se preocupa em justificar as escolhas e posicionar o leitor dentro da escada de aprendizado.
Das ferramentas listadas acima, falta apenas o MongoDB. É lá que vai ficar o banco de dados. Além disso, conta com o MongoDb Atlas, com custo zero, ideal para desenvolvedores em fases iniciais de um projeto.
O desenvolvimento segue com funcionalidades diversas, que vão de login com Facebook até certificado SSL. Depois, a publicação e… VOILÀ! O app está pronto, seguro e acessível de qualquer lugar.
E como se não bastasse o tutorial mamão com açúcar, dúvidas podem ser tiradas no grupo APPem1dia no Telegram.
Não é TÃO simples, mas super acessível para quem pretende dar bons primeiros passos ;)