Weekly 444: Time reflections na tecnologia, vivemos em uma simulação? Como se informar sobre TI
Time reflections pode ser um substituto para a eletricidade. Físico teórico responde a pergunta Vivemos em uma simulação? Canal Tecnologia e Classe” fez um ótimo vídeo sobre como se informar sobre TI.
📰 Resumo do editor
Imaginem um substituto para a eletricidade. Isso mesmo, a busca por outra alternativa à eletricidade pode ser alcançada por reflexos, mais precisamente por “Time Reflections”.
Antes de Matrix já existiam obras sci-fi que exploravam de alguma maneira o questionamento de nossa existência. Após Matrix, podemos dizer que o “conceito” de simulação de realidade foi popularizado.
Eu particularmente adoro o tema, entretanto, o trato como deve ser tratado: ficção.
Nem todo mundo pensa assim, Elon Musk que o diga.
Em um vídeo curto e super didático, Michio Kaku, famoso físico teórico estadunidense, responde de forma bem clara a pergunta: Vivemos em uma simulação?.
A resposta: Não (provavelmente)!
Todo ano, ou melhor dizendo, todo dia, surge algum meio novo para nos informarmos sobre tecnologia.
Mas como filtrar o que lemos, ouvimos e assistimos por aí?
O excelente canal Tecnologia e Classe fez um vídeo bem legal sobre como se informar sobre o mundo da TI. E claro, ficamos orgulhosos de sermos citados como uma boa fonte.
📜 Jaydson Gomes, 11/10/2023, Porto Alegre
📺 Em vídeo (ao vivo - 11/10/23 - 17h)
🪞 Time Reflections na tecnologia
“Time Reflections” pode revolucionar a comunicação sem fio, o que é uma ótima notícia para computadores e telefones celulares.
Ondas de reflexo comuns são bem familiares. Testemunhamos isso todos os dias quando nos olhamos no espelho, ouvimos ecos e podemos observar as ondas do mar.
Time Reflections é algo diferente, exigindo uma mudança não apenas na onda, mas no meio através do qual ela está viajando e com isso, temos mais uma possiblidade na busca pela substituição da eletricidade pela luz na tecnologia da informação, permitindo um aumento na velocidade dos computadores e telefones celulares e na comunicação sem fio.
📜 Ref callstack: IFL Science > BrazilJS
👾 Vivemos em uma simulação?
Estamos todos vivendo em uma simulação?
Depois de filmes como “Matrix” (1999) popularizarem a ideia de existência de um mundo superficial sobreposto ao nosso, a imaginação humana está repleta de teorias sobre a realidade.
Michio Kaku, famoso físico teórico estadunidense, responde de forma bem clara a pergunta: Vivemos em uma simulação: Não (provavelmente)!
📜 Ref callstack: Big Think > BrazilJS
📰 Como se informar sobre tecnologia
O canal “Tecnologia e Classe” fez um vídeo bem legal sobre como se informar sobre o mundo da TI.
Ficamos feliz que a BrazilJS apareceu na lista de boas referências para se informar 😍
📜 Ref callstack: Tecnologia e Classe > BrazilJS
🔑 Google PassKeys: um mundo sem senha está próximo
No início de 2023, o Google lançou o suporte aos PassKeys, uma forma mais simples e segura de fazer login nas suas contas.
Depois dos feedbacks, agora a solução está sendo oferecida como opção padrão nas Contas pessoais do Google.
📜 Ref callstack: Blog do Google > BrazilJS
🐟 Pure CSS low-poly: Aquatic Life
Alguém criou uma série de animações da vida aquática com CSS puro.
Maciek Fitzner é obcecado por formas 3D, incluindo cubos, esferas, pirâmides, prismas, etc.
Maciek adora explorar os recursos 3D do CSS e em seu novo experimento ele foi profundo, digo, nas profundezas do oceano.
📜 Ref callstack: Fitz's Anticss > BrazilJS
🖥️ Linguagens nativas em WebContainers via WASI & WebAssembly no StackBlitz
A IDE Web StackBlitz anunciou o suporte a linguagens nativas.
Neste primeiro release, já é possível rodar Python e até mesmo WordPress via WebContainers, o que é um marco incrível para a Web.
No roadmap o StackBlitz espera trazer o suporte para PHP e Ruby.
📜 Ref callstack: StacBlitz Blog > BrazilJS
🏭 Rafael Grohmann: entrevista sobre Platform Labour
Rafael Grohmann é professor assistente de estudos de mídia com foco em estudos críticos de plataformas na Universidade de Toronto.
Seus interesses de pesquisa incluem cooperativismo de plataforma e plataformas de propriedade dos trabalhadores, trabalho e IA, organização de trabalhadores, Platform Labour, comunicação/mídia e trabalho.
Grohmann é o líder da iniciativa DigiLabour; codiretor do Critical Digital Methods Institute; pesquisadora dos projetos Fairwork e Platform Work Inclusion Living Lab (P-WILL); e membro fundador do conselho da Labor Tech Research Network.
Nesta entrevista, Julia Gruson-Wood, pesquisadora associada do CDHI, conversa com Grohmann para saber mais sobre sua pesquisa.
📜 Ref callstack: Rafael Grohmann > BrazilJS