Weekly 484: Brasil bloqueia rede social de bilionário extremista
Se tu ainda usa o Twitter, por algum motivo, deve ter percebido que a rede social saiu do ar nos primeiros minutos do último sábado (31)
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelo ser humano Jaydson Gomes, em 05/09/2024, Porto Alegre
“Se a foto de uma criança brasileira menor de idade for parar na rede, com fins criminais, não existe nada e nem ninguém que possa fazer qualquer coisa para que a foto seja excluída e criminosos punidos"
Se tu ainda usa o Twitter, por algum motivo, deve ter percebido que a rede social saiu do ar no último sábado, 31 de agosto, logo após a meia-noite. A decisão foi tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Dias antes, Moraes intimou o bilionário extremista Elon Musk, dono do Twitter desde outubro de 2022. O motivo? O Twitter simplesmente demitiu todas as pessoas no Brasil, ficando sem nenhuma representação no país.
O prazo para indicação de uma nova pessoa era 24 horas e Elon Musk não só descumpriu a ordem como também fez piada, espalhou notícias falsas e tudo mais como é de costume.
Com a decisão, o argumento é que Musk e sua rede social estariam incentivando, com essa postura, discursos extremistas e antidemocráticos, fora obstruir a Justiça ao não seguir determinações judiciais como o bloqueio de contas e ao deixar de apontar um representante legal no país.
Leandro Demori explica de forma simples e direta o que está em jogo aqui.
O fato da rede social não ter nenhum tipo de representação no país faz com que estejamos cada vez mais em uma terra [digital] sem lei.
O exemplo é gráfico, mas importante. Se a foto de uma criança, brasileira, menor de idade for parar na rede, com fins criminais, não existe nada e nem ninguém que possa fazer qualquer coisa para que a foto seja excluída e criminosos punidos.
Elon Musk usa a cartada da “liberdade de expressão", o que, em dias atuais, é quase sempre sinônimo de argumento lunático ou criminoso.
Na segunda-feira (2), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) discutiu e decidiu que o bloqueio da rede social segue.
Referências:
🎙️ Elon Musk contra a lei mundo afora
📺 Explicando o motivo do Twitter estar fora do ar
📰 STF forma maioria para manter bloqueio do Twitter no Brasil
—
Nesta edição ainda temos os riscos do reconhecimento facial no Brasil, nova IA do Google que simula jogo sem uma “game engine" e ilustradores já têm empregos e criações 'roubados' por IA.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify
Acompanhe ao vivo, hoje, às 10:30
❌ Brasil bloqueia o X/Twitter depois de Musk ignorar ordens da corte
O X começou a ficar indisponível no Brasil no último sábado, depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) bloqueou a rede social porque seu dono, Elon Musk, se recusou a cumprir ordens judiciais para suspender determinadas contas.
O momento representa um dos maiores testes até agora para os esforços do bilionário de transformar o site em uma praça pública digital onde praticamente tudo vale.
Alexandre de Moraes, juiz do STF, ordenou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) bloqueasse o acesso ao X em todo o país de 200 milhões de habitantes porque a empresa não tinha presença física no Brasil. Dados da pesquisa Digital 2024, da DataReportal, apontam que, no início deste ano, a plataforma tinha 22,1 milhões de usuários brasileiros - equivalente a 10,2% da população brasileira. A rede tem 550 milhões de usuários no mundo todo.
📜 Ref callstack: New York Times > BrazilJS
📡 Starlink informa ao presidente da Anatel que não vai cumprir decisão de Moraes sobre suspensão do X
O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, disse no último domingo que a empresa Starlink comunicou a ele que não vai cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Frederal, de suspender o acesso de seus usuários à rede social X. A Starlink ainda disse à Anatel que não vai cumprir a ordem até o desbloqueio judicial de contas da empresa, bloqueadas também por decisão de Moraes.
Atualização: Starlink recua e começa a cumprir ordem de bloqueio do X no Brasil
📜 Ref callstack: G1 > BrazilJS
⚡️ DESTAQUE ⚡️
😨 Os riscos do Reconhecimento Facial no Brasil
Vale lembrar que um estudo da Rede de Observatórios de Segurança monitorou prisões e abordagens feitas com este tipo de tecnologia na Bahia, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro e Santa Catarina entre março e outubro de 2019 e, nos casos em que havia informação sobre raça, 90,5% das abordagens tinham como alvo pessoas negras.
As arbitrariedades e violações oriundas do uso da tecnologia chegam a ser jocosas: recentemente, o sistema de reconhecimento facial do Ceará incluiu foto de Michael B. Jordan como suspeito de chacina ocorrida no estado.
Matéria: https://outraspalavras.net/outrasmidias/os-riscos-do-reconhecimento-facial-no-brasil/
📜 Ref callstack: Desvelar > Outras Palavras > BrazilJS
🎮 GameNGen: nova IA do Google que simula jogo sem uma “game engine"
O time de pesquisa do Google atingiu um marco importante em IA ao criar uma rede neural que pode gerar jogabilidade em tempo real para o clássico jogo de tiro Doom — sem usar um mecanismo de jogo tradicional (game engine).
Este sistema, chamado GameNGen, marca um passo significativo à frente em IA, produzindo jogabilidade a 20 quadros por segundo em um único chip, com cada quadro previsto por um modelo de difusão.
“Apresentamos o GameNGen, a primeira game engine alimentada inteiramente por um modelo neural que permite interação em tempo real com um ambiente complexo em longas trajetórias em alta qualidade”
🫠 Ilustradores que já têm empregos e criações 'roubados' por IA
"A gente já está perdendo emprego, tendo nosso trabalho roubado para treinar essas ferramentas”
"Ele me disse que, por melhor que eu fosse, não valia mais a pena contratar meu trabalho"
“eu te contrato e você demora uma semana para fazer um desenho [para um livro], agora, eu digito uma linha de código e consigo 20 desenhos na hora com a inteligência artificial"
A Inteligência Artificial generativa vem impactando profissionais da indústria criativa, como ilustradores e cantores, que estão notando a substituição do trabalho humano pela IA. Inclusive com demissões e reduções drásticas em setores de ilustração.
A situação tem feito com que esses profissionais usem as redes sociais para dar voz à luta contra a substituição de seus trabalhos pela IA. Alguns também participam da discussão, no âmbito político, como a cantora e compositora Marisa Monte, que já participou de uma sessão na comissão do Senado para debater o projeto de lei que regulamenta a inteligência artificial no Brasil.
Na ocasião, Marisa pediu uma “legislação que acompanhe essas mudanças para proteger os direitos dos criadores e garantir um ambiente justo e equilibrado para todos”.
📜 Ref callstack: BBC > BrazilJS
🤷♂️ Por que os algoritmos só te enchem de linguiça?
O que acontece quando algoritmos fazem toda a recomendação de conteúdo? Podemos receber muito mais linguiça do que picanha. Uma conversa sobre os paralelos entre produtos de marca própria nos supermercados e nas plataformas de streaming e afins.
📜 Ref callstack: Atila Iamarino > BrazilJS
🫥 Meta poderá usar dados de brasileiros
A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) liberou, na última semana, que a Meta volte a usar dados de usuários brasileiros para treinar inteligência artificial.
A liberação é condicionada ao cumprimento integral de um "plano de conformidade" apresentado pela empresa e aprovado pela ANPD.
Em nota, a Meta informou que, em resposta às recomendações da ANPD, está oferecendo transparência adicional para ajudar os usuários do Facebook e do Instagram no Brasil a entenderem como treinam os modelos que alimentam a Inteligência Artificial generativa.
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
🎟️ Call for Papers QuebraDev
O QuebraDev anunciou o Call for Papers para a Conferência Tecnologia e Sociedade 2.
A conferência promete explorar temas cruciais sobre o papel da tecnologia na sociedade atual através de duas modalidades de Apresentações e Artigos.
Alguns dos temas sugeridos: Proteção e privacidade de dados; Soberania Digital; Cibersegurança; Hackativismo; Tecnologia emergentes; Redes Comunitárias; Divulgação tecnológica; Inclusão digital; Alfabetização digital; Sindicalismo para trabalhadores de tecnologia.
📜 Ref callstack: QuebraDev > BrazilJS
Meu deus, não sabia que a BrazilJs era militante esquerdista. Que decepção!
Nunca mais chego nem perto.
A julgar pela atitude "censurista", não tenho dúvidas de que irá deletar este comentário.
Quem não guenta ouvir a verdade, bebe leitinho!
Galera esse texto está completamente incorreto, estão militando a favor da ditadura.
O Twitter tirou os representantes aqui no Brasil pois seriam presos, e se tivesse colocado novos eles estariam presos imediatamente.
Esse texto omitiu essa informação pra manipular o leitor. Que vergonha bando de militante sem cérebro