Weekly 490: A Inteligência Artificial chegou no Chaves e o resultado é uma 💩
Alguém precisa parar o uso desenfreado, descabido e, às vezes, até sem sentido da Inteligência Artificial.
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelo ser humano Jaydson Gomes, em 17/10/2024, Porto Alegre
“O resultado é bem amador e sabe o motivo? É isso. A tecnologia é amadora mesmo. Não existe ferramenta mágica de IA que vai conseguir simplesmente transformar um programa gravado nos 70 em uma obra moderna e linda sonora e visualmente."
Alguém precisa parar o uso desenfreado, descabido e às vezes até sem sentido, da Inteligência Artificial.
Minha sensação é de que chegamos no limite. Na verdade acho que já ultrapassamos o limite.
Era uma sexta-feira à noite em um bar em Porto Alegre. Eu estava tomando uma cerveja e conversando com amigos sobre assuntos aleatórios. Eis que surge a pergunta: “E a Inteligência Artificial hein? Preciso parar para estudar e entender como implementar no meu negócio, não quero ficar para trás".
Poxa, não vou comentar o tipo de negócio da pessoa em questão, mas posso dizer que de nada “a Inteligência Artificial” vai ajudar. Até mesmo não sei nem se deveria.
Meu ponto é que todo esse alarme em cima da tecnologia está fazendo mal de muitas formas. Algumas mais brandas, mas em outros casos existem pessoas e empresas gastando tempo e dinheiro em cima de algo que não faz sentido.
Veja por exemplo a volta do Chaves para a TV. Depois de anos fora do ar, o querido programa fez sua reestreia no SBT (em outros canais e no streaming também). A tentativa de melhorar a qualidade pode até ser genuína, mas me parece que falta critério.
O resultado é bem amador e sabe o motivo? É isso. A tecnologia é amadora mesmo. Não existe ferramenta mágica de IA que vai conseguir simplesmente transformar um programa gravado nos 70 em uma obra moderna e linda sonora e visualmente. É possível melhorar? Sim. É possível com IA? Sim. No caso do SBT, parece que subiram os vídeos em um plataforma qualquer que promete melhorar a qualidade com IA e já era. Sem um estudo cuidadoso, sem profissionais qualificados de outras áreas, sem medir o impacto na experiência de quem vai assistir, etc.
O perfil Fórum Chaves, no Twitter, fez uma boa análise, capturando frames onde cortes de câmeras completamente bizarros acontecem. Texturas estranhíssimas na pele de personagens surgiram. Olhos desapareceram e em alguns casos era melhor ter deixado a definição como era originalmente, pois com IA ficou grotesco (vide imagem acima). Em um episódio do Chapolin em um determinado momento o áudio fica com um eco absurdo que chega a atrapalhar. Isso não existia na versão original.
O excelente canal Vila do Chaves também fez uma análise, muito mais lúdica e focando no retorno do programa em si para a TV, mas também salientou, de forma bem leve e saudável, os problemas identificados com a camada de inteligência artificial que foi implementada.
Ao menos, essa semana a Apple apontou em um artigo as limitações do “raciocínio” matemático em grandes modelos de linguagem. Isso talvez desencadeie em uma maré boa de questionamentos sobre o uso de tais modelos.
— — —
Nesta edição ainda falamos sobre Deno 2.0, TC39 para o JavaScript, Discord proibido na Rússia e muito mais.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify / ✖️ X/ Twitter
Acompanhe ao vivo, excepcionalmente nesta sexta-feira, às 16h
⚡️ DESTAQUE ⚡️
🫠 Chaves voltou para a TV e usou Inteligência Artificial nos episódios
Após mais de quatro anos de ausência, o público pôde, enfim, voltar a assistir Chaves, não apenas na TV aberta, mas na televisão brasileira em geral. Para quem não lembrava, os programas criados por Roberto Bolaños foram removidos de emissoras e streamings do mundo inteiro em agosto de 2020 por conta de disputas judiciais pelos direitos de transmissão entre o Grupo Chespirito e a Televisa.
Porém, o retorno da série causou polêmica por usar Inteligência Artificial para aumentar a qualidade visual dos episódios, mas os fãs encontraram vários defeitos.
📜 Ref callstack: CinePop > BrazilJS
🧐 Artigo da Apple aponta as limitações do “raciocínio” matemático em grandes modelos de linguagem
Avanços recentes nos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) levantaram interesse sobre suas capacidades de raciocínio matemático. Embora o desempenho em benchmarks como o GSM8K tenha melhorado, ainda há dúvidas sobre a evolução real dessas habilidades. Para avaliar melhor, foi criado o GSM-Symbolic, um novo benchmark baseado em templates simbólicos que gera questões diversificadas e permite avaliações mais controladas.
O estudo mostrou que os LLMs variam nas respostas a versões semelhantes de uma mesma questão, com desempenho pior quando se alteram valores numéricos. Além disso, o desempenho cai significativamente com o aumento de cláusulas nas perguntas, sugerindo que os LLMs não fazem raciocínio lógico genuíno, mas replicam padrões de treinamento. Uma cláusula irrelevante, embora relacionada, pode reduzir o desempenho dos modelos em até 65%.
📜 Ref callstack: Alexander (Dex01) > GSM-Symbolic > BrazilJS
TC39 avança diversas propostas para o JavaScript
O Comitê Técnico 39 (TC39) da Ecma International se reuniu na última semana em Tóquio, hospedados pela Sony Interactive Entertainment, para uma de suas seis reuniões plenárias que acontecem ao longo de um ano. O grupo é responsável por definir ECMAScript (JavaScript) e padrões relacionados e esta foi sua 104ª reunião.
Propostas avaliadas que poderão vir para o JavaScript em breve:
Array .zip
Atomics.pause
Error.isError
Extractors
Immutable ArrayBuffer
Import Attributes
Iterator Chunking/Helpers/Sequencing
Math.sumPrecise
Promise.try
RegExp Modifiers
Structs
AsyncContext
Dataview Clamped Methods
Decimal
Discard Bindings
ESM Phase Imports
Explicit Compile Hints
Intl.DurationFormat
JSSugar
Math.emplace
Measure Object
Observables
Porffor
Smart Units
Temporal
📜 Ref callstack: SocketDev > BrazilJS
🦖 Deno 2.0
O Deno 2.0 foi oficialmente lançado e realmente parece promissor.
O vídeo de anúncio ficou ~no mínimo~ engraçado, talvez fosse a ideia. Nunca imaginei ver Ryan Dahl, criador do Deno, atuando e se colocando em um posição meio Steve Jobs.
📜 Ref callstack: Deno > BrazilJS
💻 Vercel Serverless servers
A Vercel anunciou uma nova versão do Vercel Functions com suporte para simultaneidade em função que traz o melhor dos servidores para funções serverless.
Os testes estão apresentando uma redução de 20% a 50% no uso de computação e respectiva redução de custo sem impacto na latência.
É um produto serverless otimizado especificamente para cargas de trabalho interativas, como renderização de páginas da web, APIs e aplicativos de IA.
📜 Ref callstack: Vercel > BrazilJS
📦 Como a Cloudflare mitigou automaticamente um ataque DDoS recorde mundial de 3,8 Tbps
Desde o início de setembro, os sistemas de proteção contra DDoS da Cloudflare têm combatido uma campanha de um mês de ataques DDoS hipervolumétricos nas camadas 3 e 4. Foram contabilizados mais de cem ataques, muitos excedendo 2 bilhões de pacotes por segundo (Bpps) e 3 terabits por segundo (Tbps)
O maior ataque atingiu o pico de 3,8 Tbps, o maior já divulgado publicamente por qualquer organização. A detecção e a mitigação foram totalmente autônomas.
📜 Ref callstack: Cloudflare > BrazilJS
🚫 Rússia proíbe o uso do Discord
A Rússia anunciou, na última semana, que proibiu a plataforma de mensagens Discord por descumprir a lei.
"O acesso ao serviço de mensagens Discord está restrito devido à violação dos requisitos da legislação russa, cujo cumprimento é necessário para prevenir o uso do serviço com fins terroristas e extremistas"
Nos últimos anos, a Rússia tem ordenado que plataformas estrangeiras removam conteúdos que considera "ilegais", impondo multas periódicas caso não cumpram as exigências.
Em julho de 2023, o Discord foi multado em seis milhões de rublos (cerca de R$ 344 mil) por um tribunal de Moscou por não remover conteúdos considerados "ilegais", mas a empresa "ignorou a decisão" do tribunal, lamentou Roskomnadzor (regulador russo).
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
💰 Open Source Pledge
Uma grande parte do software do qual todos nós dependemos é baseada em projetos Open Source. Embora esses projetos sejam muito importantes, as pessoas que os mantêm incansavelmente muitas vezes o fazem sem serem pagas. Isso significa que muitos mantenedores têm que lutar para sobreviver ou trabalhar em um segundo turno, após o expediente, para manter projetos, que muitas vezes precisam ser cuidados por anos ou décadas.
O Open Source Pledge é um grupo de empresas com um compromisso compartilhado de pagar mantenedores de software Open Source que todos nós consumimos. O objetivo é estabelecer uma nova norma social na indústria de tecnologia de empresas que pagam mantenedores Open Source, para que o esgotamento e problemas de segurança relacionados, como aqueles no XZ e no Apache Log4j, possam se tornar uma coisa do passado.
📜 Ref callstack: Open Source Pledge > BrazilJS
😢 Repercussão sobre a crise no mundo WordPress
O CEO da Automattic, Matt Mullenweg, iniciou recentemente uma cruzada contra a WP Engine, uma empresa com fins lucrativos baseada na plataforma de código aberto do WordPress, que evoluiu para um processo que pode abrir um buraco na internet. Descubra por que o WordPress está preso em uma guerra civil e quem é o responsável por esse desastre de código aberto.
📜 Ref callstack: Fireship > BrazilJS
😱 Domínios.io podem desaparecer
No dia 3 de outubro, o governo britânico anunciou que estava abrindo mão da soberania sobre um pequeno atol tropical no Oceano Índico, conhecido como Ilhas Chagos. As ilhas seriam entregues ao país vizinho de Mauritius, a cerca de 1.100 milhas da costa sudeste da África.
A história não chegou à imprensa de tecnologia, mas talvez devesse ter chegado. A decisão de transferir as ilhas para seu novo dono resultará na perda de um dos domínios preferidos da indústria de tecnologia e jogos: .io.
📜 Ref callstack: Theo > BrazilJS
🦊 Mozilla corrige bug crítico do Firefox
A Mozilla corrigiu uma falha de segurança séria em seu navegador Firefox. A empresa disse que a falha estava sendo explorada por hackers.
Em um comunicado no último dia 9, a Mozilla declarou que o bug, rastreado como CVE-2024-9680, poderia permitir que invasores executassem código malicioso dentro do processo de conteúdo do navegador — um ambiente onde o conteúdo da web é carregado e renderizado.
📜 Ref callstack: The Record > BrazilJS