Weekly 497: JavaScript pode estar finalmente livre das amarras da Oracle
Um movimento forte e uma petição feita pelo Deno pode acabar com a novela da Oracle, atual dona da marca JavaScript.
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelo ser humano Jaydson Gomes e Vitória Leitzke, em 05/12/2024, Porto Alegre
Pela primeira vez tenho esperança real de que a marca registrada JavaScript, que atualmente pertence a Oracle, receberá o único destino correto: ser um bem público, sem dono.
A luta é longa e a história é cheia de detalhes sórdidos. Em resumo, deram o nome JavaScript para a linguagem meramente para associar o nome à outra linguagem, o JAVA. Isso porque o JAVA estava em ascensão e sua dona, Sun Microsystems, achou que seria uma boa ideia. Passa o tempo, a Oracle compra a Sun e herda o trademark JavaScript.
Com isso, desde 2010 a Oracle vem sendo questionada e pressionada para devolver o nome, já que a linguagem ECMAScript (nome verdadeiro da especificação da linguagem) não possui donos.
Com movimentos sempre muito questionáveis a Oracle conseguiu chegar em 2024 ainda sendo proprietária do JavaScript.
Agora o jogo mudou e ao que tudo indica estamos chegando perto de reconquistar o nome. Em 22 de novembro de 2024, o Deno formalmente entrou com uma petição no USPTO para cancelar a marca registrada “JavaScript" da Oracle.
Se der certo, a petição eliminará as barreiras que sufocaram o uso do nome pela comunidade. As conferências poderiam recuperar títulos como "JavaScript Conference" em vez de se contentar com "JSConf". A especificação da linguagem poderia finalmente abandonar o incômodo apelido "ECMAScript" e ser conhecida simplesmente como "Especificação JavaScript".
A Oracle tem até 4 de janeiro de 2025 para responder. Se eles não agirem, o caso entrará em default, e a marca registrada provavelmente será cancelada.
Viva o JavaScript! E fo***se a Oracle.
- - -
Nesta edição ainda falamos sobre o novo browser da Browser Company, o Angular 19, a IA na Saúde e na Justiça, o Prisma 6 e até mesmo abandono de trabalho feita por… robôs.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify / ✖️ X/ Twitter
Acompanhe ao vivo, hoje, às 10:00
⚡️ DESTAQUE ⚡️
😀 A "marca" JavaScript pode ser de todos em 2025
Em 22 de novembro de 2024, o Deno formalmente entrou com uma petição no USPTO para cancelar a marca registrada “JavaScript" da Oracle. Isso é um passo fundamental para libertar o JavaScript de embaraços legais e reconhecê-lo como um bem público compartilhado.
Se bem sucedida, a petição eliminará as barreiras que sufocaram o uso do nome pela comunidade. As conferências poderiam recuperar títulos como "JavaScript Conference" em vez de se contentar com "JSConf". A especificação da linguagem poderia finalmente abandonar o incômodo apelido "ECMAScript" e ser conhecida simplesmente como "Especificação JavaScript". Comunidades como "Rust for JavaScript Developers" não temeriam mais ameaças legais sobre o uso do termo.
Matéria: https://deno.com/blog/deno-v-oracle
📜 Ref callstack: Deno > BrazilJS
🌅 Dia, o novo browser da The Browser Company
O segundo produto da Browser Company é chamado Dia (o primeiro é o Arc) e ele será baseado em IA.
"Acreditamos que o futuro da IA não é um botão. Ou um aplicativo. Será um ambiente de computação inteiramente novo, construído na camada do navegador”
📜 Ref callstack: Dia > BrazilJS
⚙️ Angular 19
Nos últimos dois anos, o time do Angular dobrou o investimento em experiência e desempenho de ferramentas para devs — em cada lançamento, foram enviadas consistentemente melhorias que multiplicam o impacto quando combinadas.
A resposta da comunidade foi positiva e o aumento do engajamento em nos eventos validou que o projeto está se movendo na direção certa. O lançamento da versão 19 promete trazer uma série de melhorias que tornam o desenvolvimento ainda mais fácil para entregar apps web.
📜 Ref callstack: Angular > BrazilJS
👩⚕️ Transformando o acesso à saúde por meio da IA da Web
Chris Slee, CTO da IncludeHealth, uma provedora de fisioterapia virtual, explica como eles aproveitam o poder da WebAI para quebrar barreiras logísticas e econômicas, permitindo que os pacientes recebam cuidados personalizados e medidos em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo. Um exemplo maravilhoso de uso da IA para o bem na indústria da saúde que pode ter um efeito positivo na vida das pessoas.
📜 Ref callstack: Chrome > BrazilJS
🌈 Prisma 6
Na última semana foi lançado o Prisma v6.
Desde a última versão principal, o time trabalhou duro para incorporar os feedbacks da comunidade, tornando o Prisma ORM mais rápido e flexível, e adicionando recursos incríveis como type-safe raw SQL queries.
📜 Ref callstack: Prisma > BrazilJS
🤖 Robô convoca companheiros a largarem os empregos
Se tá difícil até para os robôs, quem dirá para nós, meros mortais? Pois é, um querido convocou seus “amigos robôs” para largarem os empregos.
O vídeo, publicado pelo G1, mostra o que parece ser uma conversa e, logo em seguida, os robôs saem em fila rumo ao descanso. Parece nós na sexta-feira…
📜 Ref callstack: G1 > Padrinho > BrazilJS
❌ Votação do PL para regular IA é adiada
O adiamento se deu pela posição contrária de parlamentares da oposição sobre a exigência de que os sistemas de IA respeitem a integridade da informação e combatam a desinformação. O prazo para que haja um consenso é hoje (5).
De acordo com o relator, o senador Eduardo Gomes (PL-TO), parlamentares da oposição são contrários aos trechos do projeto que exigem a integridade da informação produzida por IA. Em outro trecho, o projeto de lei determina que, antes de disponibilizar um sistema de IA no mercado, é preciso demonstrar, por meio de testes, que o sistema pode identificar e reduzir riscos à integridade da informação e contra “a disseminação de desinformação e de discursos que promovam o ódio ou a violência”.
De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o texto estabelece os princípios fundamentais para o desenvolvimento e uso de IA. Ele define que a tecnologia deve ser transparente, segura, confiável, ética, livre de vieses discriminatórios, respeitando os direitos humanos e valores democráticos. Além disso, o projeto exige que sejam contemplados o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a livre iniciativa e a livre concorrência.
O projeto ainda define quais sistemas de IA devem ser considerados de alto risco e, por isso, precisam de uma regulação mais rígida, além de proibir o desenvolvimento de tecnologias que causem danos à saúde, segurança ou outros direitos fundamentais.
📜 Ref callstack: Agência Brasil > Padrinho > BrazilJS
🪞 TikTok bloqueia uso de filtros para menores de 18 anos
A iniciativa busca tentar diminuir o impacto na saúde mental de crianças e adolescentes. A restrição vale apenas para os filtros que alteram a aparência do tiktoker. As mudanças serão implementadas em todo o mundo durante as próximas semanas e meses, segundo a assessoria de imprensa da rede.
Além disso, o TikTok também pretende levar mais a sério o banimento de pessoas com menos de 13 anos na rede.
📜 Ref callstack: G1 > Padrinho > BrazilJS
💡 Olympus: nova IA da Amazon deve ser lançada em breve
Uma reportagem do The Information aponta que a Amazon deve lançar a Olympus, com capacidade de gerar imagens, vídeos e textos por meio de comandos. O recurso é considerado uma LLM e deve ajudar usuários e consumidores a navegar pelas plataformas da gigante.
Um exemplo trazido pela reportagem é a possibilidade de pesquisar cenas específicas de um filme, apenas com um curto comando de texto. Outra ajuda é na própria loja da Amazon, em que consumidores poderiam utilizar a ferramenta para encontrar um produto em que não sabem o nome.
📜 Ref callstack: Tecmundo > Padrinho > BrazilJS
📄 IA criada no Piauí vem ajudando a deixar processos judiciais mais acessíveis
Nomeada de Júlia, a criação tem potencial para usar na Justiça pelo Brasil inteiro devido aos resultados positivos. Os criadores são funcionários do Centro de Tecnologia do Tribunal de Justiça do Piauí.
Ao todo, foram quatro meses de pesquisa e testes. A Julia exclui dos processos termos em Latim e simplifica a linguagem jurídica. Para utilizar, um bate-papo no WhatsApp pode ser iniciado com a robô ou também pode ser lido um QR Code na página dos processos do estado.
📜 Ref callstack: Jornal Hoje > Padrinho > BrazilJS