Weekly 499: Rumo aos 30 anos, qual o estado atual do JavaScript?
Saiu o compilado que tenta dar um panorama do ecossistema JavaScript ano após ano. O cenário é promissor.
📰 Resumo do editor
📜 Curadoria das notícias e texto desenvolvido pelos seres humanos Jaydson Gomes e Vitória Leitzke, em 19/12/2024, Porto Alegre
No próximo ano, 2025, o JavaScript completa 30 anos. É uma longa história, passando por ser apenas uma "linguagem de brinquedo" até a sua ascensão e onipresença e ao chamado ecossistema caótico.
Fato é que o JavaScript está aí e não está nem prestes de ter um substituto ou algo do gênero. As atualizações da Web apenas se somam à linguagem que segue evoluindo.
Em 2024 vemos uma maturidade muito grande não somente da especificação da linguagem, quanto também do mundo ao seu redor, com bibliotecas, frameworks, etc.
Ao que tudo indica, 2024 foi o ano da consistência e podemos esperar isso nos anos a seguir.
- - -
Nesta edição tem também a página de moderação no Telegram, Sam Altman escaneando íris de brasileiros e voz de Papai Noel no ChatGPT.
Siga a BrazilJS
A BrazilJS está presente e ativa em diversas plataformas e em múltiplos formatos. Nos siga!
📺 YouTube / 📸 Instagram / 🎙️ Spotify / ✖️ X/ Twitter
Acompanhe ao vivo, hoje, às 10:00
⚡️ DESTAQUE ⚡️
🥳 O estado do JavaScript em 2024
Saiu a versão de 2024 do State of JS.
Pare para pensar, os três principais frameworks de front-end de 2024 foram lançados há mais de uma década.
Agora, claro, todos os três evoluíram muito ao longo do caminho, e os padrões de 2014 são totalmente antiquados hoje. Mas, dada a reputação dos ecossistemas JavaScript como um turbilhão de mudanças em constante movimento, pode ser bom saber que algumas coisas permanecem constantes.
Falando em constantes, Vite e Vitest ainda estão no topo de todos os gráficos e liderando para uma geração mais nova e mais simples de ferramentas.
Além disso, adicionamos um novo apêndice de Metadados que lhe contará mais sobre os entrevistados da pesquisa e a pesquisa em si.
Matéria: https://2024.stateofjs.com/en-US/
📜 Ref callstack: State of JS > BrazilJS
🚥 Moderação no Telegram
O Telegram lançou um site dedicado para mostrar como funciona seu sistema de moderação.
O Telegram bloqueia dezenas de milhares de grupos e canais diariamente e remove milhões de peças de conteúdo que violam seus Termos de Serviço, incluindo incitação à violência, compartilhamento de materiais de abuso infantil e comércio de bens ilegais.
Desde 2015, a moderação combina relatórios de usuários com monitoramento proativo alimentado por aprendizado de máquina. No início de 2024, esse esforço foi aprimorado ainda mais com ferramentas de moderação de IA de ponta
📜 Ref callstack: Telegram > BrazilJS
💰 Trump tem cada vez mais apoio de donos de big techs
Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Meta) e Sam Altman (OpenAI) prometeram milhões de dólares em doações para a festa da posse de Donald Trump. Já o CEO do TikTok, Shou Zi Chew, teve um encontro com o presidente eleito.
Sundar Pichai (Google) também pretende ter uma reunião com o republicano.
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
👀 Projeto do criador do ChatGPT já escaneou a íris de 115 mil brasileiros em menos de um mês
A World, projeto cocriado por Sam Altman, CEO da OpenAI, já escaneou a íris de 115 mil brasileiros desde o início de suas operações no país, em 13 de novembro de 2024. Os dados foram confirmados pela própria World ao g1, nesta quarta-feira (11).
Ainda segundo a companhia, 519 mil brasileiros possuem conta no World App, um aplicativo que permite realizar transações com a criptomoeda da World. Essa moeda digital é oferecida aos usuários que realizam o escaneamento da íris (entenda o que é o projeto).
As coletas estão sendo realizadas em 20 locais distribuídos pela cidade de São Paulo. Não há custo para os interessados, segundo a empresa.
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
🔪 Chatbot aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas
Um chatbot escreveu a um jovem de 17 anos que assassinar seus pais seria uma "resposta razoável" ao fato de eles limitarem seu tempo de tela. O caso foi levado a um tribunal do Texas, nos Estados Unidos.
Duas famílias estão processando a Character.ai, argumentando que o chatbot (robô virtual que conversa com o usuário) "representa um perigo claro e iminente" para os jovens, incluindo a "promoção ativa da violência".
A Character.ai — uma plataforma que permite aos usuários criar personalidades digitais com as quais podem interagir — já enfrenta uma ação judicial relacionada ao suicídio de um adolescente na Flórida.
📜 Ref callstack: Padrinho > BBC > BrazilJS
🤑 Meta é multada em milhões de euros pela União Europeia
Valor é referente a R$ 1,6 bilhão. Motivo foi a violação de dados - e de segurança - de 29 milhões de contas do Facebook globalmente em 2018. Na época, a Meta afirmou que habecker exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook que afetava o recurso “Exibir como”, que permite que os usuários vejam como seu próprio perfil se parece quando visto por outra pessoa.
Entre os dados violados estão o nome completo dos usuários, detalhes de contato, localização, local de trabalho, data de nascimento, religião e sexo. A Meta deve recorrer da decisão e informa ter “uma ampla gama de medidas em vigor para proteger os usuários em suas plataformas”.
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
🎅🏻 ChatGPT ganha voz de Papai Noel
O ChatGPT liberou a voz do Papai Noel para interação no aplicativo. A novidade permite que respostas sejam narradas com o timbre do bom velhinho, trazendo um toque natalino às interações.
Segundo a OpenAI, dona do ChatGPT, a voz personalizada do Papai Noel estará disponível para interações no app "até o início de janeiro" (veja abaixo como ativar).
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS
📱 ANPD determina que X/Twitter suspenda tratamento de dados de adolescentes para treinamento de IA
O prazo para cumprimento da decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) é de cinco dias. Além disso, o X/Twitter também precisará desabilitar a opção de compartilhamento de dados pessoais para fins de treinamento de IA generativa para os usuários menores de 18 anos.
Recentemente, a plataforma já havia aparecido em uma lista da ANPD de 20 empresas que foram notificadas por descumprirem regra de proteção de dados.
📜 Ref callstack: Padrinho > G1 > BrazilJS